Utilização de indicadores da qualidade em serviços públicos de odontologia
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Regis Filho, Gilsée Ivan |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Soller, Schelle Aldrei de Lima da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T06:21:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T06:21:21Z |
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dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
254974 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92164 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente, qualidade é um tema muito discutido, dada a grande concorrência, a necessidade de conter custos e a maior exigência dos clientes. Exigência esta que se estende a todos os tipos de serviços, inclusive aos serviços de saúde, mesmo os serviços públicos de saúde, onde não há concorrência, a procura pela qualidade do serviço prestado ao usuário é imprescindível por pressão dos mesmos e pela constante necessidade de racionalizar recursos. No entanto, não basta apenas dizer que se presta um atendimento de qualidade, é preciso avaliá-la e esta avaliação pode ser realizada pelo uso dos Indicadores da Qualidade. Estes, além de avaliar o serviço, poderão fornecer importantes informações acerca de possíveis problemas e do que precisa ser melhorado, auxiliando, assim, os gestores no planejamento adequado dos serviços. Os Indicadores da Qualidade em Saúde são categorizados em três grandes grupos: Indicadores de Estrutura, Indicadores de Processo e Indicadores de Resultado. Dessa forma, o presente trabalho se propôs a selecionar e testar um Indicador da Qualidade de cada categoria em um serviço público de Odontologia, com o objetivo de verificar a sua exeqüibilidade (possibilidade de uso). Os indicadores utilizados foram sugeridos pelos profissionais de odontologia (cirurgiões-dentistas) que atuam no serviço e pelos coordenadores de regionais de saúde e aplicados em uma Unidade Básica de Saúde do município de Florianópolis. Sendo "horas de treinamento ou cursos fornecidos pela instituição/CD/ano" o Indicador de Estrutura aplicado, "cuidados com biossegurança" o Indicador de Processo e "satisfação do prestador" o Indicador de Resultado. Observou-se que para esta instituição apenas o indicador "horas de treinamento ou cursos fornecidos pela instituição/CD/ano" não é exeqüível, devido a não-disponibilidade de dados claros e precisos. No entanto, se houver um planejamento adequado por parte da instituição e uma base de dados atualizada tal indicador também poderá ser utilizado para avaliação do sistema. Os indicadores aplicados são excelentes instrumentos de avaliação e fontes de dados para planejamento que deveriam ser constantemente utilizados pela instituição. Assim, foi possível concluir que os indicadores podem ser utilizados para avaliar em serviço de Odontologia. Entretanto, é importante ressaltar que um único indicador de cada grupo não é capaz de avaliar a qualidade do serviço como um todo. Seria necessário elencar um grupo de indicadores de cada categoria para esse fim, sendo esta uma limitação do estudo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
131 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Odontologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviços de saúde |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Qualidade dos serviços |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores de saude |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de indicadores da qualidade em serviços públicos de odontologia |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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