Geomarketing para gestão territorial: mapeamento de ameaças e oportunidades

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Geomarketing para gestão territorial: mapeamento de ameaças e oportunidades

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Philips, Jurgen Wilhelm pt_BR
dc.contributor.author Cavion, Renata pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T05:38:08Z
dc.date.available 2012-10-24T05:38:08Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 267500 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92086
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O dinamismo físico, social e econômico das cidades implica a necessidade de utilizar ferramentas na gestão territorial planificação e distribuição de recursos que tornem possível ir além dos aspectos técnicos tradicionalmente utilizados. Por permitir o cruzamento estratégico de dados que caracterizam um lugar, o Geomarketing é ferramenta de apoio para promover, simultaneamente, o desenvolvimento local e a melhoria na qualidade de vida dos habitantes. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma metodologia a partir da teoria de análise do Geomarketing utilizando dados já disponíveis ao gestor a fim de detectar oportunidades e ameaças no ambiente (análise SWOT). Foram cruzados dados físicos, socioculturais e econômicos disponibilizados pelos setores administrativos da cidade de Joinville/SC e do Governo do Estado de Santa Catarina e IBGE, os quais foram manipulados através de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). O processo de análise, constituído de seis etapas, permitiu a elaboração dos mapas temáticos de oportunidade e ameaça do território avaliado. pt_BR
dc.description.abstract The social, economic and geographic dynamism of the cities brings with it the need for territorial management tools resource planning and allocation making it possible to reach beyond the traditional technical aspects. By allowing local data cross referencing, the Geomarketing is a support tool to promote, simultaneously, local development and quality of life. The goal of this study is to develop a methodology using Geomarketing theory and data already available to the local government to spot opportunities and threats to the environment (SWOT analysis). The local data was made available by administrative sections of Joinville´s city, Santa Catarina´s State and IBGE, and the Geographic Information Systems (GIS) was used to handle it. The analysis process, divided in 6 steps, yielded drawings of thematic maps for both opportunities and threats of the studied area. en
dc.format.extent xiii, 93 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Planejamento urbano pt_BR
dc.subject.classification Joinvile (SC) pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de informação geográfica pt_BR
dc.title Geomarketing para gestão territorial: mapeamento de ameaças e oportunidades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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