Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bittencourt, Guilherme |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pozzebon, Eliane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T03:56:32Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T03:56:32Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
257999 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe um modelo, baseado em ontologias e em redes de Petri para gerenciar grupos de estudantes no contexto dos Sistemas Tutores Inteligentes. O modelo proposto explora o modelo de estudante e o módulo de domínio para suportar a adaptação de interação. O modelo inclui uma biblioteca pré-definida de atividades de grupos. Para estabelecer uma atividade do grupo, o professor escolhe um cenário da biblioteca, fornece os parâmetros e o conteúdo da atividade. O tratamento das informações do modelo do estudante é automaticamente incluído nas transições de uma Rede de Petri sob a forma de precondições e condições. O modelo proposto utiliza para a execução uma arquitetura multiagente, que torna operacional o aprendizado em grupo, proporcionando a colaboração entre os estudantes de um mesmo grupo e também entre estudantes de grupos distintos. Uma sociedade heterogênea composta por agentes-aprendizes e agentes gerenciadores de grupos (coordenador de grupos e supervisores de grupos) é definida, onde os agentes-aprendizes são responsáveis por assistir o estudante e representá-los no sistema e o agente coordenador e os agentes supervisores de grupos são responsáveis por gerenciar os grupos de estudantes e acompanhar a interação entre os estudantes. O modelo criado nesta tese foi aplicado em três estudos de casos, sendo um deles implementado e integrado num STI desenvolvido na ferramenta de autoria FAST para gerar sistemas tutores inteligentes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xiii, 144 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia eletrica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas tutoriais inteligentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas multiagentes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cardoso, Janette |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar