Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bittencourt, Guilherme pt_BR
dc.contributor.author Pozzebon, Eliane pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T03:56:32Z
dc.date.available 2012-10-24T03:56:32Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 257999 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91924
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe um modelo, baseado em ontologias e em redes de Petri para gerenciar grupos de estudantes no contexto dos Sistemas Tutores Inteligentes. O modelo proposto explora o modelo de estudante e o módulo de domínio para suportar a adaptação de interação. O modelo inclui uma biblioteca pré-definida de atividades de grupos. Para estabelecer uma atividade do grupo, o professor escolhe um cenário da biblioteca, fornece os parâmetros e o conteúdo da atividade. O tratamento das informações do modelo do estudante é automaticamente incluído nas transições de uma Rede de Petri sob a forma de precondições e condições. O modelo proposto utiliza para a execução uma arquitetura multiagente, que torna operacional o aprendizado em grupo, proporcionando a colaboração entre os estudantes de um mesmo grupo e também entre estudantes de grupos distintos. Uma sociedade heterogênea composta por agentes-aprendizes e agentes gerenciadores de grupos (coordenador de grupos e supervisores de grupos) é definida, onde os agentes-aprendizes são responsáveis por assistir o estudante e representá-los no sistema e o agente coordenador e os agentes supervisores de grupos são responsáveis por gerenciar os grupos de estudantes e acompanhar a interação entre os estudantes. O modelo criado nesta tese foi aplicado em três estudos de casos, sendo um deles implementado e integrado num STI desenvolvido na ferramenta de autoria FAST para gerar sistemas tutores inteligentes. pt_BR
dc.format.extent xiii, 144 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Sistemas tutoriais inteligentes pt_BR
dc.subject.classification Sistemas multiagentes pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.title Um modelo para suporte ao aprendizado em grupo em sistemas tutores inteligentes pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cardoso, Janette pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
257999.pdf 2.503Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar