Epidemiologia e epidemiologia crítica: considerações sobre diferentes estilos de pensamento

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Epidemiologia e epidemiologia crítica: considerações sobre diferentes estilos de pensamento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tesser, Charles Dalcanale pt_BR
dc.contributor.author Skalinski, Lacita Menezes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:54:08Z
dc.date.available 2012-10-24T01:54:08Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 258982 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91726
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Saúde Pública pt_BR
dc.description.abstract A maioria dos estudos epidemiológicos é norteada pela utilização dos conceitos e instrumentos da clínica e da matemática, desde a ascensão da bacteriologia. Até aquele momento, a medicina social e os estudos sobre a situação do trabalho nas fábricas européias davam ênfase à determinação social do processo saúde-doença. Essa centralidade da epidemiologia nos parâmetros estatísticos, atrelada aos conceitos biologicistas das doenças, granjeou numerosas críticas de dentro do próprio campo epidemiológico; com propostas de construção de uma chamada epidemiologia crítica. Esta, buscava resgatar os conceitos de determinação e aplicá-los nas análises epidemiológicas, juntamente com a utilização de uma metodologia marxista de investigação. Esta dissertação teve como objetivo caracterizar as diferenças existentes entre a epidemiologia crítica e a epidemiologia em geral (aqui chamada de clássica), com apoio no referencial epistemológico de Ludwik Fleck, em especial no conceito de estilo de pensamento. Para tal, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os debates teóricos a respeito, com análise de conteúdo da literatura, da qual emergiram cinco categorias, usadas para analisar as diferenças em foco: "conceituação do termo", "objeto de estudo", "risco e causalidade", "processo saúde-doença" e "metodologias de análise". As categorias foram discutidas quanto às principais distinções encontradas. Concluiu-se pela existência de relevantes diferenças entre essas correntes da epidemiologia, a ponto de poderem conformar distintos estilos de pensamento. The greater number of epidemiologic studies is developed by the concepts and instruments from clinic and mathematics since the bacteriology's ascension. Until that moment, social medicine and studies about work situations in European factories had emphasis on social determination for health-disease process. This kind of epidemiology on statistics levels, linked to biologic concepts of diseases, brought many critiques inside the epidemiologic's field, with proposals to construct a critique epidemiology. It intended to ransom the concepts of determination and apply them into epidemiologic analysis, united with the utilization of a marxist methodology of investigation. This dissertation objectified to characterize the differences between critique epidemiology and epidemiology in general (here called classic epidemiology), based on epistemological reference by Ludwik Fleck, especially on the concept of style of thought. To this end, it was done a bibliographic research about the theoretical discussion of epidemiology, with content's analysis of literature, from what emerged five categories, used to analyze the differences in focus: "conception of epidemiology", "object of study", "risk and causality", "health-disease process" and "methodology of analysis". It discusses them from the principal distinctions found. It was concluded that there were relevant differences between these tendencies of epidemiology, enough to conform distinct styles of thought. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Saúde pública pt_BR
dc.subject.classification Epidemiologia pt_BR
dc.title Epidemiologia e epidemiologia crítica: considerações sobre diferentes estilos de pensamento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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