A arte de ouvir RAP (e de fazer a si mesmo): investigando o processo de apropriação musical

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A arte de ouvir RAP (e de fazer a si mesmo): investigando o processo de apropriação musical

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maheirie, Katia pt_BR
dc.contributor.author Hinkel, Jaison pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:42:36Z
dc.date.available 2012-10-24T01:42:36Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 254626 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91706
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve por objetivo investigar se há e como se processa a relação estética entre sujeitos ouvintes e a música Rap, no processo de apropriação musical. Partimos de uma perspectiva sócio-histórica, onde as reflexões metodológicas propostas por Vygotski estiveram tecidas as idéias de Bakhtin, como também as contribuições de Sartre, em um movimento dialógico com alguns leitores que se fazem interlocutores destes autores. A partir deste horizonte, realizamos entrevistas individuais e abertas com cinco jovens moradores de periferia da região de Blumenau/SC. As análises indicaram a apropriação musical dos sujeitos investigados como um complexo processo que envolve aspectos referentes às propriedades físico-perceptuais do objeto estético Rap e a biografia de cada sujeito-ouvinte. O corpo do sujeito, a forma (musicalidade) e o conteúdo (protesto) do Rap, e a mediação da alteridade e do imaginário, se fizeram categorias centrais para a compreensão do processo de apropriação musical. O enlace entre as dimensões ética e estética também ocupou lugar de destaque nas análises, posto que indicou a afetividade como postura central no sujeito musical, onde a transmutação afetiva (catarse) possibilitou aos entrevistados realizar movimentos de (re)invenção biográfica. Assim, a apropriação musical se mostrou como um complexo processo de conversão do coletivo em singular, fenômeno que exige um lugar co-criador do sujeito-ouvinte que se apropria dos significados expressos nas músicas e produz, a partir destes, novas zonas de sentido. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification RAP pt_BR
dc.subject.classification Catarse pt_BR
dc.title A arte de ouvir RAP (e de fazer a si mesmo): investigando o processo de apropriação musical pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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