Características dos processos de aprendizagem de comportamentos inusitados de reclusos em uma organização prisional

DSpace Repository

A- A A+

Características dos processos de aprendizagem de comportamentos inusitados de reclusos em uma organização prisional

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanelli, Jose Carlos pt_BR
dc.contributor.author Hoffmann, Marcos Erico pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:38:32Z
dc.date.available 2012-10-24T01:38:32Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 249761 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91699
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract A caracterização dos processos de aprendizagem de comportamentos inusitados de reclusos em uma organização prisional favorece a compreensão dos fenômenos ligados à aprendizagem e suas decorrências para a vida intra e extra-muros de pessoas condenadas pela Justiça. Com a finalidade de caracterizar esses processos, foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas com 20 presidiários que se destacavam, de forma sistemática e constante, na prática das seguintes atividades: religião, estudo, artes, trabalho e leituras. Os participantes eram sentenciados de um estabelecimento prisional com mais de 1.000 reclusos, situado num Estado do Sul do Brasil. A análise das verbalizações foi efetuada a partir de categorias, que visavam identificar a percepção dos entrevistados sobre os diferentes aspectos de suas aprendizagens. Foi possível constatar que a influência dos pares é marcante, seja pelo papel desempenhado no ensino das novas práticas, seja pela importância atribuída aos comentários de aprovação ou de crítica aos novos comportamentos apresentados. Algumas manifestações são controvertidas, como as que se referem ao ambiente físico, ao conjunto de normas e regras e às atuações dos funcionários. Para alguns, esses fatores são inibidores das novas práticas. Para outros, funcionam como facilitadores, o que parece evidenciar as diferenças individuais, bem como os múltiplos objetivos e identificações aos quais esses comportamentos inusitados podem estar relacionados. Para viabilizá-los e mantê-los, os sujeitos recorrem às contribuições e apoio de colegas com preocupações, objetivos e interesses em comum, com quem trocam experiências e informações, o que sugere as ações peculiares de comunidades de práticas. Além disso, para iniciar e dar continuidade ao processo, existem evidências de que são necessárias crenças pessoais e expectativas sobre as próprias capacidades de obter êxito nos empreendimentos a serem efetuados, ou seja, percepções de auto-eficácia. Entretanto, nessas aprendizagens, é provável que os sujeitos não se limitem à procura de diferentes tarefas ou de novos conhecimentos. Mais que isso, com suas mudanças de comportamentos e lutas por reconhecimento, parecem buscar também outros papéis no meio social e a confirmação das novas identidades que tentam (re)construir junto aos agrupamentos com os quais pretendem se identificar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Presidiários pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Criatividade pt_BR
dc.subject.classification Comportamento organizacional pt_BR
dc.title Características dos processos de aprendizagem de comportamentos inusitados de reclusos em uma organização prisional pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
249761.pdf 1.176Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar