Representações sociais do trabalho na imprensa: o massacre simbólico da classe média assalariada e a nova ideologia do empreendedor

DSpace Repository

A- A A+

Representações sociais do trabalho na imprensa: o massacre simbólico da classe média assalariada e a nova ideologia do empreendedor

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Orchard, Maria Soledad Etcheverry pt_BR
dc.contributor.author Brandão, Vladimir Bento pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:07:47Z
dc.date.available 2012-10-24T01:07:47Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 258966 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91647
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política pt_BR
dc.description.abstract Após um longo período de prosperidade a classe média assalariada brasileira entrou em crise a partir dos anos 80, situação que se agravou nos anos 90. A crise foi determinada pelas imposições da reestruturação produtiva nas empresas, introduzidas simultaneamente à abertura comercial do Brasil e às privatizações, em um ambiente de baixo crescimento econômico. A conjunção de fatores ceifou grande quantidade de empregos associados ao estrato social em questão. Além da crise material, a classe média assalariada entrou em crise simbólica. Seus valores foram severamente atacados, ao mesmo tempo em que ganhou corpo um novo senso comum sobre as características do trabalho e sobre estratégias de inserção econômica e social. Este estudo analisa as representações sociais do trabalho construídas pela imprensa dirigida à classe média. As matérias sobre o tema publicadas pelas principais revistas brasileiras a partir dos anos 90 associam, em geral, o emprego assalariado ao atraso, e propagam a ideologia do empreendedor. Durante esse processo houve mudança real no perfil da classe média, que passou a contar com menos assalariados e mais proprietários de pequenos negócios. After a long period of prosperity, the Brazilian middle salaried class went into a crisis which started in the eighties and worsened into the nineties. Such crisis was determined by the imposed productive restructuring in the companies, simultaneously introduced with Brazil#s commercial liberalization and privatizations, in a low economic growth environment. This set of factors caused great unemployment for the middle class. Besides the material crisis, the salaried middle class suffered a symbolic crisis. Their values were strictly attacked, and at same time a new common sense about working profile and social and economic market strategies started to grow. This study analyses the social representation of work created by the press, which was directed towards the middle class. Articles on the subject published by the main Brazilian magazines during the nineties, associated, in general, waged jobs to retrogression, and spread the entrepreneur ideology. During this process a real change in the profile of the middle class occurred, resulting in less salaried people and more owners of small business. pt_BR
dc.format.extent [165] f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Classe media pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Salarios pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.title Representações sociais do trabalho na imprensa: o massacre simbólico da classe média assalariada e a nova ideologia do empreendedor pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
258966.pdf 1.093Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar