Controle de ruído em motores de indução trifásicos de médio e grande portes

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Title: Controle de ruído em motores de indução trifásicos de médio e grande portes
Author: Universidade Federal de Santa Catarina; Lenzi, Arcanjo
Abstract: Esta dissertação apresenta uma análise teórica e experimental sobre o ruído gerado por motores de indução trifásicos de médio e grande portes com dois tipos de resfriamento específicos: motores abertos (IC01) e motores fechados (IC611), apresentando as principais fontes de ruído e as formas de controle. São apresentados os fundamentos teóricos e conceituais referentes à geração do ruído acústico, medição e análise do ruído e vibração e as principais normas e legislações referentes à medição e limites de ruído em motores de indução. As principais fontes de ruído apresentado foram divididas em três categorias principais: magnética, mecânica e ventilação (aerodinâmico). Sendo esta última a fonte de ruído predominante em motores de alta rotação, foi apresentadas de maneira mais detalhada as suas causas e formas controle. Neste estudo foi feita análise comparativa e experimental de protótipos de atenuadores de ruído (silenciadores), utilizados em motores abertos e fechados. Foi apresentada através de resultados experimentais a eficiência do material acústico fibroso em comparação com o material poroso utilizados nos atenuadores de ruído. This dissertation presents a theoretical and experimental analysis of the noise generated in medium and large size three-phase induction motors with two types of cooling system: open motors (IC01) and closed motors (IC611), presenting the main noise sources and the noise control forms. The basic theories concern the generation of acoustic noise, measurement and analysis of noise and vibration and the main standard and legislations regarding about measurement and noise limits in induction motors are presented. The main sources of noise were divided in three categories: magnetic, mechanics and ventilation (aerodynamic). The last one is the predominant source of noise presented by high-speed motors; this source is shown with more details about its causes and control forms. In this study it was performed a comparative and experimental analysis of noise suppressors prototypes (mufflers), used in open and closed motors. Experimental results show the efficiency of the fibrous acoustic material in comparison to the porous material used in the noise suppressors.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológio. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91621
Date: 2008


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