Nelson Rodrigues e sua cena: teatro da dupla tensão, cinema da síntese

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Nelson Rodrigues e sua cena: teatro da dupla tensão, cinema da síntese

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Tania Regina Oliveira pt_BR
dc.contributor.author Martins, Jade Gandra Dutra pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T00:32:51Z
dc.date.available 2012-10-24T00:32:51Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 255628 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91588
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Literatura pt_BR
dc.description.abstract Esta tese busca uma leitura possível das razões do fracasso de grande parte das adaptações da dramaturgia de Nelson Rodrigues para o cinema. Sua primeira investida percorre o teatro rodrigueano, elaborando o conceito de dupla tensão como marca do autor. A primeira tensão, articulada ainda nos domínios temáticos, responderia pelo embate firmado entre o Brasil anterior à gripe-espanhola e os "novos tempos", dominados por uma modernidade produtora de tripla decadência, como pensa Eric Hobsbawm. A segunda tensão, insinuada nos domínios estéticos, promoveria certo afastamento do conceito de drama puro, segundo teoria de Peter Szondi, ao se deixar contaminar por gêneros diversos, posicionando-se entre o melodramático e o trágico. Neste contexto, Toda nudez será castigada, peça de 1965, seria o ponto mais alto desta trajetória. Tal conformação, perseguida em todo o teatro do autor, não parece ter encontrado eco nas releituras do cinema, quase todas reducionistas do universo tensional. A única experiência de exceção parece acontecer na versão de Arnaldo Jabor justamente para Toda nudez será castigada, filme de 1973 que transforma em ritmo próprio as tensões típicas da dramaturgia rodrigueana, movimento contrário às outras versões, que tentaram corrigi-las com sínteses nas mais variadas proposições. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Literatura brasileira pt_BR
dc.subject.classification Teatro (Literatura) pt_BR
dc.subject.classification Técnica pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Adaptações para o cinema pt_BR
dc.subject.classification Literatura - Adaptações pt_BR
dc.subject.classification Civilização moderna pt_BR
dc.subject.classification Teatro (Literatura) pt_BR
dc.subject.classification Melodrama no cinema pt_BR
dc.title Nelson Rodrigues e sua cena: teatro da dupla tensão, cinema da síntese pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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