Corpos que falam em silêncio: escola, corpo e tempo entre os Guarani

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Corpos que falam em silêncio: escola, corpo e tempo entre os Guarani

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Title: Corpos que falam em silêncio: escola, corpo e tempo entre os Guarani
Author: Melo, Clarissa Rocha de
Abstract: Esta pesquisa foi realizada nas aldeias indígenas Guarani de Morro dos Cavalos e Mbiguaçu - localizadas no sul e norte do Estado de Santa Catarina, respectivamente - com o intuito de compreender os processos nativos de ensino e aprendizagem nos espaços escolares e nãoescolares. Tendo como foco o corpo, buscou-se perceber quais são os processos de produção e transmissão de conhecimentos entre os Guarani e de que modo estes podem nos fornecer dados relevantes sobre a educação escolar indígena. O olhar sobre a escola e fora dela, associado à corporalidade, aos cuidados e técnicas corporais conduziram a pesquisa à uma tríade: escola, corpo e tempo. O modo como os guarani percebem o tempo remete a significados imanentes à vida, à morte e ao cosmos, contribuindo para o entrelaçamento dessa tríade. A partir desse viés, buscou-se associar estes aspectos para a compreensão dos processos de aprendizagem guarani, que se dão em um ritmo próprio. Esse ritmo permite compreender um pouco mais do pensamento guarani, do seu modo de ser, viver, aprender e ensinar, bem como conhecer aspectos fundamentais da educação, como o silêncio. O silêncio privilegia outras formas de produção e difusão de conhecimentos que não necessitam de palavras. Além do silêncio, as danças, o entoar dos cantos, as rezas, são momentos privilegiados em que se faz possível perceber esses processos nativos de ensinoaprendizagem.This research was carried out in the indigenous Guarani villages of Morro dos Cavalos and Mbiguaçu . localized at the south and north of Santa Catarina state, respectively - with the intention of understanding the native processes of teaching and learning in the schoolar and non-schoolar spaces. Taking the body as a focus, I try to understand the processes of production and transmission of knowledges between the Guarani and in which way these can supply us with relevant data on the Indigenous Schoolary Education. Looking at spaces in and out of school and associating this to corporality and to phisical cares and techniques drove the research to a triad: school, body and time. The way the Guarani percieve time relates to meanings immanent in life, death and in the cosmos, contributing to the interweaving of this triad. From this perspective, I try to associate these aspects for the comprehension of the processes of Guarani learning, which happens in a characteristic rhythm. This rhythm allows to understand a little more of the Guarani thought, their way of being, living, learning and teaching, as well as to know basic aspects of education, as silence. Silence privileges other forms of production and diffusion of knowledges that do not need words. Besides silence, the songs, the prayers and the dances are privileged moments in wich it is possible to realize these native processes of teaching and learning.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91576
Date: 2008


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