A fantasia em Melanie Klein e Lacan: diferenças e similaridades

DSpace Repository

A- A A+

A fantasia em Melanie Klein e Lacan: diferenças e similaridades

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Scotti, Sergio pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Marcella Pereira de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T23:59:02Z
dc.date.available 2012-10-23T23:59:02Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 261758 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91531
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação é um estudo bibliográfico a respeito das similaridades e diferenças do conceito de fantasia nas teorias de Melanie Klein e Jacques Lacan, com objetivo final de enfoque no que o autor francês avançou em relação à autora austríaca no que diz respeito a este conceito. Encontra-se dividido em quatro partes: a primeira é uma introdução que inclui a apresentação do trabalho; a contextualização dos dois autores que norteiam o estudo e uma introdução à temática das fantasias com base nas teorias de Sigmund Freud, pai da psicanálise, de Melanie Klein e de Jacques Lacan, uma vez que os dois últimos partiram do primeiro na construção de suas próprias teorias. A segunda é uma confrontação das teorizações kleiniana e lacaniana a respeito das fantasias, ressaltando diferenças e semelhanças entre ambas. A terceira é uma nova confrontação de ambas as teorizações, porém com um novo enfoque: defender a hipótese de que o autor francês, em sua teorização acerca das fantasias, foi além da autora austríaca, já que não deixou de considerar suas produções e ainda refletiu acerca de aspectos não aprofundados por Klein. A quarta e última contém uma reflexão final a respeito de tudo que foi abordado ao longo do trabalho, enfatizando, mais uma vez, o avanço lacaniano. Como material e método de trabalho, foram utilizadas para a produção da primeira parte obras de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, bem como de seus seguidores, na função de comentadores, assim como também de Melanie Klein e de Jacques Lacan e de seus respectivos seguidores. Já para a produção da segunda, terceira e quarta partes foram utilizadas obras apenas das teorizações kleiniana e lacaniana (dos próprios autores e seus seguidores, na função de comentadores). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Fantasia pt_BR
dc.subject.classification Psicanalise pt_BR
dc.title A fantasia em Melanie Klein e Lacan: diferenças e similaridades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
261758.pdf 492.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar