A fantasia em Melanie Klein e Lacan: diferenças e similaridades
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Scotti, Sergio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Marcella Pereira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T23:59:02Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T23:59:02Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
261758 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91531 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação é um estudo bibliográfico a respeito das similaridades e diferenças do conceito de fantasia nas teorias de Melanie Klein e Jacques Lacan, com objetivo final de enfoque no que o autor francês avançou em relação à autora austríaca no que diz respeito a este conceito. Encontra-se dividido em quatro partes: a primeira é uma introdução que inclui a apresentação do trabalho; a contextualização dos dois autores que norteiam o estudo e uma introdução à temática das fantasias com base nas teorias de Sigmund Freud, pai da psicanálise, de Melanie Klein e de Jacques Lacan, uma vez que os dois últimos partiram do primeiro na construção de suas próprias teorias. A segunda é uma confrontação das teorizações kleiniana e lacaniana a respeito das fantasias, ressaltando diferenças e semelhanças entre ambas. A terceira é uma nova confrontação de ambas as teorizações, porém com um novo enfoque: defender a hipótese de que o autor francês, em sua teorização acerca das fantasias, foi além da autora austríaca, já que não deixou de considerar suas produções e ainda refletiu acerca de aspectos não aprofundados por Klein. A quarta e última contém uma reflexão final a respeito de tudo que foi abordado ao longo do trabalho, enfatizando, mais uma vez, o avanço lacaniano. Como material e método de trabalho, foram utilizadas para a produção da primeira parte obras de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, bem como de seus seguidores, na função de comentadores, assim como também de Melanie Klein e de Jacques Lacan e de seus respectivos seguidores. Já para a produção da segunda, terceira e quarta partes foram utilizadas obras apenas das teorizações kleiniana e lacaniana (dos próprios autores e seus seguidores, na função de comentadores). |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fantasia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicanalise |
pt_BR |
dc.title |
A fantasia em Melanie Klein e Lacan: diferenças e similaridades |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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