A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada

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A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Merino, Eugenio Andreas Diaz pt_BR
dc.contributor.author Machado, Regina Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T23:55:59Z
dc.date.available 2012-10-23T23:55:59Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 262526 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91526
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa é verificar se a utilização do ambiente ergonômico, onde as condições ambientais são adequadas, interfere na aprendizagem da matemática aplicada, para o aluno do curso superior em tecnologia da Fatec Internacional. A pesquisa é um estudo de caso. A primeira parte da pesquisa é uma revisão bibliográfica para o referencial teórico, enfocando conceitos de ergonomia e de aprendizagem da matemática aplicada e do ensino tecnológico. A segunda parte, o estudo de caso, teve como objetivos específicos realizar entrevista para identificar a influência do ruído no desempenho dos alunos com dificuldade no aprendizado da matemática aplicada, e a medição do grau de ruído da sala de aula, complementado com um levantamento do nível de pressão sonora; e utilizar o ambiente ergonômico para o desenvolvimento de atividades de apoio a esse aluno. Foi realizado um roteiro de entrevistas de apoio psicopedagógico para obtenção de dados quanto à influência do ruído no desempenho dos alunos. Constatou-se que a maioria dos entrevistados alegou como uma das causas do mau desempenho, o ruído com origem em fontes externas, tráfego de veículos e pedestres na rua em frente à sala de aula, e internas, como a conversação entre os colegas. Foi montada uma sala ambientada para que os alunos com queixas de dificuldades na aprendizagem tivessem aulas individualizadas com um professor-tutor especialista na área, e encontros de apoio psicopedagógico.Houve então a comparação do desempenho dos alunos que foram expostos à sala de aula normal e à sala de aula ambientada Como resultado, constatou-se, ao final de três meses, que houve sensível melhora no desempenho dos alunos que participaram da pesquisa, permitindo concluir que um ambiente que considere os aspectos ergonômicos, interfere positivamente na realização de atividades, neste caso especifico, a aprendizagem pt_BR
dc.format.extent 119 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ambiente escolar pt_BR
dc.subject.classification Ruido pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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