Projeto de creches e pré-escolas municipais e o papel do arquiteto no serviço público: estudo de caso em Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Roberto de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Braga, Luzia Rachel dos Santos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T22:32:29Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T22:32:29Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
261992 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91405 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo projetual de obras públicas encerra em seu contexto atores e situações diversas do contexto da iniciativa privada. A pesquisa se constitui na reflexão da prática projetual dentro de um órgão público - Prefeitura Municipal de Florianópolis -, concernente às creches e pré-escolas, inserida no exercício profissional da autora. Acredita-se poder extrair elementos que sirvam para a generalização da forma de ocorrência deste processo, como o órgão público baliza a criação deste espaço, propondo algumas reflexões para organização do serviço publico no sentido da otimização deste processo projetual, enfatizando o diálogo coletivo entre os seus atores. O incremento do desempenho do processo projetual de creches e pré-escolas poderá vir a otimizar a qualidade do serviço público oferecido à população que é o atendimento aos filhos de trabalhadores, conforme preceitua a Constituição Brasileira. Um dos pontos enfatizados para este incremento e normatização da qualidade é a urgência em se legislar sobre o tema na esfera municipal e estadual com base nos "Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil" e "Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil", inseridos em publicações editadas pelo MEC, porém sem caráter mandatório ou normativo, servindo apenas como alerta aos sistemas de ensino municipal/ estadual e público em geral. Adotou-se o Estudo de Caso como forma de alcançar os objetivos propostos, apresentando o processo projetual da Creche Padrão NEI Armação como representação da experiência de um processo social que foi a sua construção. As decisões e atos políticos da administração municipal bem como a estrutura organizacional do serviço público podem refletir e influir no processo projetual público. Neste contexto, é analisado o papel do arquiteto através da reflexão da sua prática profissional, buscando otimizar o desempenho do processo projetual e minimizar os reflexos negativos que possam haver sobre o mesmo. O resultado da pesquisa é um valioso feed-back para a autora, arquitetos e projetistas, administração municipal e toda comunidade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Creches |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto arquitetonico |
pt_BR |
dc.title |
Projeto de creches e pré-escolas municipais e o papel do arquiteto no serviço público: estudo de caso em Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Dischinger, Marta |
pt_BR |
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