Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Fátima Regina da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T22:19:04Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T22:19:04Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
252772 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91386 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho procura ser uma contribuição para as discussões das práticas e do contexto da Educação Ambiental nas escolas municipais de Florianópolis. A pesquisa nas escolas foi desenvolvida em dois momentos. Primeiramente foram observadas e analisadas a situação real das práticas escolares e as suas representações sociais. Em seguida, foi analisado o processo da implementação do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade a partir de 2004. Assim, esse trabalho propõem um modelo de projeto pedagógico para as escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Florianópolis voltado para a sustentabilidade. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um instrumento de coleta de dados analisando a aplicação e o desenvolvimento das práticas da Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Florianópolis a partir de 2002. Com isso, buscou-se identificar, num primeiro momento, a percepção dos conceitos e significados da Educação Ambiental para os educadores e educandos do Ensino Fundamental da mesma rede educacional. No segundo momento, analisaram-se as mudanças que estas práticas tiveram após a implementação do Programa de Educação Ambiental para Sustentabilidade através do desenvolvimento dos projetos Com-Vida, Agenda 21 Escolar, Água nossa de cada dia e o Eco-Festival. Conforme os resultados obtidos, a Educação Ambiental de Florianópolis, antes da implementação da EA para a sustentabilidade, era realizada, na maioria das vezes, através de modelos repetitivos e de experiências sem significados, descolados tanto da realidade escolar quanto das demais atividades escolares. E, durante o desenvolvimento do projeto já era possível observar o envolvimento dos alunos e professores às comunidades escolares no entendimento dos problemas socioambientais e nas discussões para resolvê-los ou minimizá-los. O processo da Educação Ambiental do Município de Florianópolis passa a ser considerado um processo que desperta a preocupação coletiva e individual das questões sócio-ambientais, colaborando para o desenvolvimento sobre as consciência crítica, dando suporte para o enfrentamento dos mesmos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
134 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto pedagógico |
pt_BR |
dc.title |
Reconstruindo o paradigma ambiental no ensino fundamental das escolas municipais de Florianópolis através da educação para a sustentabilidade |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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