Inserção de fatores culturais no projeto de produto: uma contribuição na construção da identidade local
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gontijo, Leila Amaral |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cardoso, Cristina Luz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T21:11:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T21:11:49Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
250452 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91304 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como foco o processo projetual do designer na inserção de fatores culturais que determinam a identidade local de produtos. Como cenário, colocam-se as tensões geradas pelo processo de globalização e homogeneização dos produtos e pela singularidade inerente às identidades construídas por grupo social. Para a investigação foi feita uma revisão bibliográfica com autores que discutem os contextos globais e locais, conceitos de cultura e identidade, bem como as atividades projetuais do design, os métodos, as técnicas e as ferramentas recomendados em projeto de produto e seu papel na construção da identidade cultural local. Em complemento à pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de casos envolvendo seis projetos em que foram inseridos fatores culturais locais em produtos. Para a consecução dos estudos, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas com os designers responsáveis. Três projetos abordam revestimentos cerâmicos de empresas de Santa Catarina, um projeto aborda o artesanato da região de São Lourenço e dois projetos se referem às PMEs da indústria moveleira de Minas Gerais. O estudo de casos identificou os métodos, as técnicas e as ferramentas utilizados em cada projeto, bem como possibilitou sua análise à luz dos aspectos teóricos revisados na bibliografia. Como resultado, foi verificado que os métodos se dividem em estruturados e sistematizados e em métodos não formalizados. As técnicas e as ferramentas utilizadas se caracterizam proporcionalmente por serem convencionais e intuitivas, são de fácil execução, imprimem rapidez no processo de projeto e facilitam o trabalho multidisciplinar. Houve a confirmação também de que as preocupações em relação à curiosidade de pesquisa são relevantes e se colocam na atividade profissional de uma maneira cada vez mais contundente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
193 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto de produto |
pt_BR |
dc.title |
Inserção de fatores culturais no projeto de produto: uma contribuição na construção da identidade local |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar