Inserção de fatores culturais no projeto de produto: uma contribuição na construção da identidade local

DSpace Repository

A- A A+

Inserção de fatores culturais no projeto de produto: uma contribuição na construção da identidade local

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gontijo, Leila Amaral pt_BR
dc.contributor.author Cardoso, Cristina Luz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T21:11:49Z
dc.date.available 2012-10-23T21:11:49Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250452 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91304
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como foco o processo projetual do designer na inserção de fatores culturais que determinam a identidade local de produtos. Como cenário, colocam-se as tensões geradas pelo processo de globalização e homogeneização dos produtos e pela singularidade inerente às identidades construídas por grupo social. Para a investigação foi feita uma revisão bibliográfica com autores que discutem os contextos globais e locais, conceitos de cultura e identidade, bem como as atividades projetuais do design, os métodos, as técnicas e as ferramentas recomendados em projeto de produto e seu papel na construção da identidade cultural local. Em complemento à pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de casos envolvendo seis projetos em que foram inseridos fatores culturais locais em produtos. Para a consecução dos estudos, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas com os designers responsáveis. Três projetos abordam revestimentos cerâmicos de empresas de Santa Catarina, um projeto aborda o artesanato da região de São Lourenço e dois projetos se referem às PMEs da indústria moveleira de Minas Gerais. O estudo de casos identificou os métodos, as técnicas e as ferramentas utilizados em cada projeto, bem como possibilitou sua análise à luz dos aspectos teóricos revisados na bibliografia. Como resultado, foi verificado que os métodos se dividem em estruturados e sistematizados e em métodos não formalizados. As técnicas e as ferramentas utilizadas se caracterizam proporcionalmente por serem convencionais e intuitivas, são de fácil execução, imprimem rapidez no processo de projeto e facilitam o trabalho multidisciplinar. Houve a confirmação também de que as preocupações em relação à curiosidade de pesquisa são relevantes e se colocam na atividade profissional de uma maneira cada vez mais contundente. pt_BR
dc.format.extent 193 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.title Inserção de fatores culturais no projeto de produto: uma contribuição na construção da identidade local pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
250452.pdf 4.115Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar