Uma trajetória singular pelo rock gaúcho: os sentidos do trabalho acústico para um músico profissional

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Uma trajetória singular pelo rock gaúcho: os sentidos do trabalho acústico para um músico profissional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maheirie, Katia pt_BR
dc.contributor.author Baiocchi, Alexandre Collares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T20:39:45Z
dc.date.available 2012-10-23T20:39:45Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 256331 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91259
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação teve como objetivo a compreensão do sentido do trabalho para um músico profissional. Com base nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vygotskyi e dos postulados ontológicos de Jean-Paul Sartre, compreendemos o sujeito como constituinte de um contexto sócio-histórico. Este sujeito, social desde o seu nascimento, é subjetividade, que está em constante relação com a objetividade do contexto, sendo este constituído de signos culturais. Enfocamos a profissão de músico como categoria de estudo, correlacionando com as categorias trabalho e emprego, partindo de uma análise histórica, enfatizando as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais de uma sociedade capitalista. Devido ao fato do sujeito da pesquisa ser um roqueiro, dedicamos parte da análise à emergência do rock no Brasil e no mundo, compreendendo o rock como um gênero musical. O método utilizado no estudo foi o progressivo-regressivo, oriundo dos postulados de Sartre, que compreende a relação do sujeito, constituinte de uma singularidade, com o mundo objetivo, buscando utilizar as contribuições da análise de discurso, principalmente, a partir da perspectiva de Mikhail Bakhtin. Na objetivação da história deste sujeito, podemos observar que o diálogo entre a singularidade e a universidade se faz expressão e fundamento de Fughetti como sujeito histórico. Por meio da (re) construção de sua história e de seu discurso, podemos compreender como a música e o trabalho acústico constituíram e continuam constituindo o movimento de subjetivação e objetivação de Fughetti, caracterizando o sentido do trabalho musical, na composição e na atividade sonora, como similar a própria vida. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Musicos de rock pt_BR
dc.subject.classification Rock pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Musicos pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.title Uma trajetória singular pelo rock gaúcho: os sentidos do trabalho acústico para um músico profissional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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