Eisenstein e a psicologia da arte
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zanella, Andrea Vieira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cabral, Marcelo Grimm |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T20:39:06Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T20:39:06Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-23T20:39:06Z |
|
dc.identifier.other |
273739 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91258 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2008 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho parte da obra teórica e cinematográfica do cineasta soviético Sergei Eisenstein. O foco da pesquisa incide sobre a sua transição do teatro ao cinema e sobre a formulação do seu cinema intelectual, buscando discutir a dimensão psicológica de suas teorias. Para isso, realizou-se o empenho de problematizar Eisenstein em função dos filmes e dos conceitos que criou na construção de uma espécie de diálogo entre seus filmes, suas teorias e a fundamentação psicológica que ele desenvolve ao tratar do problema da forma e do conteúdo na arte. Conclui-se que a produção dos primórdios do que se chama de psicologia histórico-cultural, sobretudo as idéias desenvolvidas na Psicologia da Arte (1925/2001) por Vigotski, caracteriza-se como interlocutora fundamental no trajeto prático e teórico de Eisenstein nas décadas de 20 e 30 do século XX. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte |
pt_BR |
dc.title |
Eisenstein e a psicologia da arte |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar