Metrópole Curitiba entre a competição e a cooperação: análise das redes de comércio varejista na produção da cidade

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Metrópole Curitiba entre a competição e a cooperação: análise das redes de comércio varejista na produção da cidade

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Título: Metrópole Curitiba entre a competição e a cooperação: análise das redes de comércio varejista na produção da cidade
Autor: Cordoba, Ana Paula
Resumo: Com o objetivo de compreender o processo de metropolização de Curitiba, esta dissertação investiga a reestruturação do comércio varejista de auto-serviço incidida na cidade a partir da segunda metade da década de 1990. Ao mesmo tempo em que Curitiba busca se inserir na doutrina competitiva do empreendedorismo urbano, aufere uma multiplicidade de processos que acarretam em importantes transformações econômicas e socioespacias prevalecendo a lógica de metrópole em detrimento da de cidade. Nesse sentido, a difusão de empreendimentos comerciais como supermercados e hipermercados expressa uma relação de causa-efeito da metropolização na medida em que tais objetos técnicos dinamizam a organização do espaço e a economia urbana, representando mudanças gerais nas formas de comercialização e consumo ao longo dos anos. Através da análise particular do comércio varejista na metrópole Curitiba, em que se destaca sua expansão e internacionalização, pode-se conhecer as transformações de um importante setor e as relações que se dão entre os diversos agentes envolvidos na cadeia de abastecimento. São modalidades comerciais que participam ativamente no desenvolvimento econômico e social das estruturas urbanas e estão ligadas ao processo de expansão e intensificação das relações capitalistas no espaço geográfico. With the purpose of understanding the process of Curitiba's metropolisation, this dissertation investigates the re-structuration of the retail commerce of self-service arisen in the city from the second half of the nineties on. At the same time that Curitiba tries to insert itself in the competitive doctrine of urban enterpreneurship, it reaps a multiplicity of processes which result in important economic and socio-spacial transformations, where the logic of metropolis prevails upon that of the city. In this sense, diffusion of comercial undertakings like supermarkets and hypermarkets expresses a relationship of cause and effect of space and the urban economy throughout the years. Through the particular analysis of retail commerce in the metropolis of Curitiba, in which expansion and internationalisation stand out, it is possible to know the transformations of an important sector and relationships among the various agents involved in the chain of supply. These are comercial modalities that participate actively in the economic and social development of urban structures and are bound to the expansion process and the intensification of capitalist relations in the geographical space.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91126
Data: 2008


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