Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função

DSpace Repository

A- A A+

Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função

Show full item record

Title: Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
Author: Cruz, Regina Celina
Abstract: As universidades como organizações reúnem características que, por um lado podem ser comparadas a outros tipos de organizações e, por outro apresentam diferenças. Uma das similaridades é o fato de que precisam ser administradas e é possível identificar diferentes níveis de gestão universitária, ocupados geralmente por professores do ensino superior. Um dos níveis de gestão é referente ao gerenciamento de cursos de graduação, exercido por um professor do curso, que cumpre mandato com tempo determinado. A escolha de profissionais para a administração universitária, independentemente do critério utilizado, está longe de considerar os comportamentos de gestão que precisam ser apresentados pelos professores e estes acabam aprendendo o que é gerir um curso no próprio exercício do cargo. Para gerenciar um curso é necessário muito mais do que a formação técnica na profissão de origem ou a sua experiência pregressa como docente. Existem atribuições que são próprias do cargo, mas elas nem sempre estão organizadas com o devido detalhamento, o que dificulta o conhecimento dos dirigentes sobre o que eles precisam fazer ou do que não é sua responsabilidade. Com a revisão de literatura sobre gestão universitária foi possível identificar lacunas na produção de conhecimentos sobre atividades que gestores de cursos realizam no cotidiano de seu trabalho, sobre aprendizagens necessárias ao preparo para o exercício da função e de estudos referentes a comportamentos de dirigentes de cursos considerados como fenômenos psicológicos e com base na análise do comportamento. A necessidade de preparo específico para a gestão de cursos, a identificação de critérios mais objetivos para nortear as escolhas dos professores para o cargo de gestão, além da necessidade de identificar e avaliar variáveis que fazem parte do trabalho de gestão e que interferem na forma de gerenciamento dos cursos são conhecimentos relevantes que precisam ser produzidos. O método de estudo foi baseado na observação indireta, com a construção de um instrumento de coleta de depoimentos, aplicado em 67% dos diretores de cursos de graduação que já haviam cumprido pelo menos um mandato e foram reconduzidos para mais um mandato consecutivo, no período de 2005-2006. Todos trabalhavam em uma organização de ensino superior privada, comunitária e confessional, do sul do Brasil. Os depoimentos foram gravados e coletados por meio de entrevistas individuais. As gravações foram transcritas e as respostas dos sujeitos foram organizadas em conjuntos, separados por sujeitos conforme o Centro onde atuavam. As respostas referentes às atividades rotineiras e aprendizagens foram organizadas, tratadas e os dados foram descritos, analisados e interpretados. As correlações do que foi encontrado foram feitas com a literatura sobre o assunto e com um documento oficial da Universidade que discrimina os tipos de atribuições dos diretores de cursos. As definições de atribuições encontradas em documento oficial da organização revelam generalidades e aspectos mais amplos do cargo, o que dá diretrizes para os ocupantes do cargo, mas revela pouca compatibilidade com o que é descrito como rotineiro pelos dirigentes de cursos. Com os resultados da análise e interpretação dos dados foi possível a produção de conhecimentos para responder a pergunta de pesquisa: que atividades constituem a rotina de trabalho e as aprendizagens dos diretores de cursos de graduação de uma Universidade?
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91110
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
250920.pdf 1.149Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar