Abstract:
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A motivação para desenvolvimento do presente estudo decorre da importância que as empresas de pequeno e médio porte têm no contexto econômico e social; bem como da identificação de oportunidade para fins de contribuição à competitividade das mesmas. O tema e o problema de pesquisa foram delimitados em observância a estudos e pesquisas realizados sobre os instrumentos e modelos de gestão aplicados na gerência dos negócios de pequeno e médio porte, que demonstram a necessidade de simplificação do processo, para sobrevivência e expansão dessas empresas. Além disso, fica evidente no decorrer do estudo, principalmente na pesquisa aplicada, a relevância que o gestor contábil tem na gestão dos negócios. Diante disso, identificou-se também a possibilidade de disponibilizar uma alternativa de ferramenta de gestão que possa ser oferecida e implantada pelo gestor contábil, face ao domínio que o mesmo tem sobre os elementos componentes do modelo. Partiu-se da premissa de que um modelo de gestão tem de observar obrigatoriamente: integração de informações e atividades e planejamento estratégico. Portanto, elencou-se como alternativa um modelo que proporcionasse a integração entre o sistema de informações de controladoria e planejamento estratégico e de fácil entendimento e assimilação aos gestores e empreendedores de negócios de pequeno e médio porte. Aplica-se no estudo, como instrumentos de coleta de informações um questionário (aplicado aos gestores das empresas); uma entrevista de validação do diagnóstico (levada a termo em empresa de gestão contábil) e uma entrevista com um consultor do SEBRAE, atuante em consultoria e treinamento de gestores e empreendedores. Foi escolhido o plano de negócio como forma de integrar o sistema de informações de controladoria; planejamento estratégico e planejamento operacional, em virtude de sua disponibilidade e inteligibilidade, ou seja, é um modelo de gestão fácil de entender e de encontrar. A consecução do plano de negócio e gestão, como modelo de gerência, visa proporcionar e agilidade e consistência no processo decisório, bem como maior controle das atividades e obtenção de condições favoráveis de competitividade. The motivation to develop this study is the importance that small and medium size companies have in the economic and social context, as well as the identification of opportunities that might contribute to their competitiveness. The theme and the search problem were defined in accordance with studies and research on managing tools and models applied in the small and medium size business management, that demonstrates the need for streamlining the process and its importance for the survival and the expansion of these companies. It is also evident during the study, mainly in the applied research, the importance and relevance that the accounting manager has in managing the business. Therefore, the possibility to have an alternative tool of management was identified for the accounting manager to implement, given his understanding of the model. The starting point was the premise that a management model needs to have integrated information, activated and strategic planning. So, an alternative model that provides integration between the information systems of controlling and strategic planning was conceived and it should be easy for understanding and assimilating by business managers and entrepreneurs of small and medium size businesses. It is applied in the study, as instruments to collect information a questionnaire (answered by the managers); an interview to validate the diagnosis (taken in terms of accounting management) and an interview with a SEBRAE consultant, that works in consulting and training of managers and entrepreneurs. The business plan was chosen as a way to integrate the information system of controlling, strategic planning and operational planning, because of its availability and understanding, that is an easy model to understand and find. Making a business plan as a model of management aims agility and consistency in decision making process and more control of activities to obtain more favorable competition conditions. |