Estudo da satisfação no trabalho: uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tavares Filho, João Pedro |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T18:09:12Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T18:09:12Z |
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dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
262434 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91040 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo demonstrar o nível de satisfação dos servidores técnico-administrativos, com pós-graduação, da UFSC. De um modo geral a tese aborda satisfação, motivação e qualidade de vida no trabalho (QVT) dos servidores federais em educação, tendo por parâmetros as determinações da Lei Federal No 11.091/05, a literatura interdisciplinar especializada no assunto # Psicologia do Trabalho, Ergonomia, Direito do Trabalho, Cultura Organizacional e outras. Para a verificação da tese, foi realizado um estudo de caso dos servidores técnico-administrativos pós-graduados da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC. Obteve-se, na maioria dos critérios e aferições usados e aplicados através de questionário, contendo questões abertas e fechadas. Orienta-se a análise da satisfação do trabalho pelo fator reconhecimento de qualificações profissionais adquiridas durante o tempo de trabalho na organização. Legitima-se esse recorte da população-alvo pelo fato que a referida Lei 11.091/05 dá garantias ao desenvolvimento da educação e qualificação continuadas, fazendo disso um dos critérios principais de promoção e que, paradoxalmente, limita o crescimento profissional dos servidores ao patamar de classificação em que ingressaram na universidade. O que se mostrou através do estudo de caso e da reflexão da literatura especializada é que o não-aproveitamento organizacional de qualificações adquiridas gera insatisfação profissional e esta reduz o desempenho produtivo do trabalhador, implicando em perdas qualitativas e quantitativas para a organização e a sociedade. Além disso, mostra-se, também, que há um problema, simultaneamente, econômico, ético, social e político, envolvido no fato de que a organização em questão destine recursos públicos mesmo que somente em termos de horas de trabalho do servidor destinadas à sua qualificação # e depois não retome este investimento ao não utilizar as novas qualificações adquiridas. Esses sujeitos constituem as forças criativas do trabalho e agentes principais do desempenho produtivo da organização e da sociedade que dela depende e/ou que a mantém. Tais investigações permitem com que se contribua com o estabelecimento de ações estratégicas claras e definidas em relação aos fatores motivacionais de Recursos Humanos # RHs, evitando gerar expectativas ilusórias que se transformam em frustração e insatisfação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Satisfação no trabalho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da satisfação no trabalho: uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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