dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zanella, Andrea Vieira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Castillo, Percy Francisco Velaverde |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T17:31:02Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T17:31:02Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
262171 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90988 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao olhar a cidade como um outro podemos ouvir diferentes vozes sociais que ali ecoam, sendo, uma delas, a música. O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações dos sujeitos que estão em situação de rua no movimento de (re)criação da música na cidade. A pesquisa foi realizada nas ruas da cidade de Lima-Peru, e participaram da pesquisa 10 jovens adolescentes músicos, entre eles 7 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idades entre 15 e 20 anos. Foram analisadas, à luz das contribuições teóricas de Lev S. Vygotski e do Círculo de Bakhtin, as possibilidades desses jovens se reconhecerem como capazes de (re)criar e, ao mesmo tempo, reconhecerem a sua criação como um outro nesse movimento com a música, bem como reconhecer os outros com os quais (re)criavam dialogicamente. Para a coleta de informações foram realizadas observações, entrevistas e registros fotográficos. Foram analisadas as condições sociais, culturais e históricas em que vivem esses sujeitos e suas relações com os outros na cidade mediadas pela música, tendo sido observadas as estratégias para a sobrevivência na cidade. Ao ter esse novo olhar sobre a cidade, foi possível identificar as aprendizagens e o processo de constituição dos sujeitos na cidade mediado pela música os quais, nesse processo, reconheceram sua forma de (re)criação com o outro. Pensamento e emoções entrelaçaram-se às emoções e pensamentos na (re)criação musical, e dessa maneira foi possível ver/ouvir/sentir essa (re)criação como mediador de seu desenvolvimento. Constatou-se, por fim, que a (re)criação é um intenso processo de diálogo com as múltiplas vozes da cidade e possibilidades e desafios diversos em relação ao (re)criar com um outro. |
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dc.format.extent |
192 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
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dc.subject.classification |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Criação (literária, artística, etc) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Musica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
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dc.subject.classification |
Lima (Peru) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Performance (Arte) |
pt_BR |
dc.title |
Eu-nós-eles, a cidade e a música: jovens em situação de rua e as relações com o seu fazer musical |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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