Eu-nós-eles, a cidade e a música: jovens em situação de rua e as relações com o seu fazer musical

DSpace Repository

A- A A+

Eu-nós-eles, a cidade e a música: jovens em situação de rua e as relações com o seu fazer musical

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanella, Andrea Vieira pt_BR
dc.contributor.author Castillo, Percy Francisco Velaverde pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T17:31:02Z
dc.date.available 2012-10-23T17:31:02Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 262171 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90988
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Ao olhar a cidade como um outro podemos ouvir diferentes vozes sociais que ali ecoam, sendo, uma delas, a música. O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações dos sujeitos que estão em situação de rua no movimento de (re)criação da música na cidade. A pesquisa foi realizada nas ruas da cidade de Lima-Peru, e participaram da pesquisa 10 jovens adolescentes músicos, entre eles 7 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com idades entre 15 e 20 anos. Foram analisadas, à luz das contribuições teóricas de Lev S. Vygotski e do Círculo de Bakhtin, as possibilidades desses jovens se reconhecerem como capazes de (re)criar e, ao mesmo tempo, reconhecerem a sua criação como um outro nesse movimento com a música, bem como reconhecer os outros com os quais (re)criavam dialogicamente. Para a coleta de informações foram realizadas observações, entrevistas e registros fotográficos. Foram analisadas as condições sociais, culturais e históricas em que vivem esses sujeitos e suas relações com os outros na cidade mediadas pela música, tendo sido observadas as estratégias para a sobrevivência na cidade. Ao ter esse novo olhar sobre a cidade, foi possível identificar as aprendizagens e o processo de constituição dos sujeitos na cidade mediado pela música os quais, nesse processo, reconheceram sua forma de (re)criação com o outro. Pensamento e emoções entrelaçaram-se às emoções e pensamentos na (re)criação musical, e dessa maneira foi possível ver/ouvir/sentir essa (re)criação como mediador de seu desenvolvimento. Constatou-se, por fim, que a (re)criação é um intenso processo de diálogo com as múltiplas vozes da cidade e possibilidades e desafios diversos em relação ao (re)criar com um outro. pt_BR
dc.format.extent 192 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Jovens pt_BR
dc.subject.classification Criação (literária, artística, etc) pt_BR
dc.subject.classification Musica pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Lima (Peru) pt_BR
dc.subject.classification Performance (Arte) pt_BR
dc.title Eu-nós-eles, a cidade e a música: jovens em situação de rua e as relações com o seu fazer musical pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
262171.pdf 25.55Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar