Limites e possibilidades na prática da pedagogia freireana pela extensão rural: o caso do assentamento Fazenda Pirituba II, Itapeva, SP

DSpace Repository

A- A A+

Limites e possibilidades na prática da pedagogia freireana pela extensão rural: o caso do assentamento Fazenda Pirituba II, Itapeva, SP

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Schlindwein, Sandro Luis pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Juliana Putério de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T16:54:42Z
dc.date.available 2012-10-23T16:54:42Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 262161 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90935
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, serviços de assistência técnica e extensão rural que atuam com a agroecologia buscam seguir a orientação teórica e política de incorporar, às suas práticas metodológicas ditas participativas princípios pedagógicos construtivistas, como os da pedagogia freireana. Contudo, discussões acadêmicas têm apontado para os riscos existentes de uso acrítico e mecânico das metodologias participativas, devido à não incorporação dos princípios pedagógicos que seriam responsáveis por uma nova intencionalidade nesses processos educativos, tornando-os libertadores, se pensados pela ótica de Paulo Freire. Esta pesquisa insere-se neste campo de discussão: abordou as práticas metodológicas desenvolvidas por extensionistas de uma organização não governamental atuante na Extensão Rural Agroecológica, o Instituto Giramundo Mutuando (SP), com o objetivo geral de analisar e discutir, sob perspectivas da pedagogia freireana, limites e possibilidades em sua postura pedagógica. Incluiu, também, dois objetivos específicos: identificar os elementos pedagógicos presentes nessas práticas metodológicas e caracterizar a postura pedagógica dos extensionistas que as desenvolvem. A pesquisa qualitativa foi realizada na forma de um estudo de caso, por meio de observação participante, análise documental e entrevista semi-estruturada. Os resultados foram dispostos em duas categorias de análise: apropriação de conhecimentos e participação social dos agricultores. As interpretações dos resultados analisados indicaram, como possibilidades, que os extensionistas demonstram, às vezes, algumas condições necessárias ao exercício do diálogo, na perspectiva do pensamento de Paulo Freire, como humildade, respeito aos saberes dos educandos e à sua identidade cultural. No entanto, limites identificados em suas posturas indicaram seu distanciamento, e em alguns momentos de forma bastante acentuada, da postura requerida pela pedagogia freireana. Tanto o diálogo entre técnicos e agricultores, como a participação social dos agricultores, que decorreria desse diálogo, mostraram-se muito frágeis no processo educativo. Entende-se, por isso, que a postura pedagógica desses extensionistas é, ainda, em muitos aspectos, condizente com o que Paulo Freire denominou de educação bancária, baseada na relação antidialógica pela qual é o educador quem faz as opções, no processo educativo, e quem as prescreve aos educandos. Constatou-se que a própria transição agroecológica, objeto de trabalho dos extensionistas rurais com os agricultores, acaba por ser uma prescrição a ser seguida, para parte dos agricultores envolvidos na pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 177 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Agroecossistemas pt_BR
dc.subject.classification Extensao rural pt_BR
dc.subject.classification Ecologia agricola pt_BR
dc.title Limites e possibilidades na prática da pedagogia freireana pela extensão rural: o caso do assentamento Fazenda Pirituba II, Itapeva, SP pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Durand, Olga Celestina da Silva pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
262161.pdf 7.161Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar