Diretrizes para projetos de parques infantis públicos
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dischinger, Marta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borges, Monna Michelle Faleiros da Cunha |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T16:30:26Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T16:30:26Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
256267 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90896 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os Parques Públicos Infantis, equipamentos urbanos criados no fim do século XIX especialmente para promover o lazer infantil, vêm perdendo ao longo dos anos sua importância na vida das crianças. Originalmente concebidos segundo fortes princípios de bem estar e cuidados com a infância, hoje encontram-se empobrecidos e subutilizados. É necessário refletir sobre os fatores que levaram a esta situação e pensar novas formas de conceber este que é um dos primeiros espaços públicos vivenciados pela criança. Esta dissertação trata sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e de como o Parque Infantil pode atuar neste, promovendo sua estimulação motora, sensorial e cognitiva. Além disso, traça um panorama histórico deste equipamento e suas transformações dentro de um quadro mais geral sobre o uso e concepção dos espaços públicos após a Revolução Industrial. Estas visões são ilustradas através da apresentação de diversos projetos de parques infantis e de seus conceitos desde o fim do século XIX até os dias atuais. Como estudo de caso, apresenta levantamento e análise dos Parques Infantis Públicos do Distrito Sede de Florianópolis quanto a suas características físicas e lúdicas. Finalmente são definidas diretrizes para projetos de novos Parques Públicos Infantis que sejam mais estimulantes e completos de modo a atrair novamente a criança a utilizá-lo como espaço de lazer e de interação social. Estas estão fundamentadas numa reflexão que buscou interrelacionar os conhecimentos teóricos sobre a atividade lúdica, os conceitos de projetos de Parques Infantis desde sua origem até os dias atuais e os resultados encontrados nos levantamento destes em Florianópolis. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos psicologicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura e recreação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Parques de recreacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto arquitetonico |
pt_BR |
dc.title |
Diretrizes para projetos de parques infantis públicos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar