Diretrizes para projetos de parques infantis públicos

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Diretrizes para projetos de parques infantis públicos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dischinger, Marta pt_BR
dc.contributor.author Borges, Monna Michelle Faleiros da Cunha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T16:30:26Z
dc.date.available 2012-10-23T16:30:26Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 256267 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90896
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura pt_BR
dc.description.abstract Os Parques Públicos Infantis, equipamentos urbanos criados no fim do século XIX especialmente para promover o lazer infantil, vêm perdendo ao longo dos anos sua importância na vida das crianças. Originalmente concebidos segundo fortes princípios de bem estar e cuidados com a infância, hoje encontram-se empobrecidos e subutilizados. É necessário refletir sobre os fatores que levaram a esta situação e pensar novas formas de conceber este que é um dos primeiros espaços públicos vivenciados pela criança. Esta dissertação trata sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e de como o Parque Infantil pode atuar neste, promovendo sua estimulação motora, sensorial e cognitiva. Além disso, traça um panorama histórico deste equipamento e suas transformações dentro de um quadro mais geral sobre o uso e concepção dos espaços públicos após a Revolução Industrial. Estas visões são ilustradas através da apresentação de diversos projetos de parques infantis e de seus conceitos desde o fim do século XIX até os dias atuais. Como estudo de caso, apresenta levantamento e análise dos Parques Infantis Públicos do Distrito Sede de Florianópolis quanto a suas características físicas e lúdicas. Finalmente são definidas diretrizes para projetos de novos Parques Públicos Infantis que sejam mais estimulantes e completos de modo a atrair novamente a criança a utilizá-lo como espaço de lazer e de interação social. Estas estão fundamentadas numa reflexão que buscou interrelacionar os conhecimentos teóricos sobre a atividade lúdica, os conceitos de projetos de Parques Infantis desde sua origem até os dias atuais e os resultados encontrados nos levantamento destes em Florianópolis. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura - pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicologicos pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura e recreação pt_BR
dc.subject.classification Parques de recreacao pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.subject.classification Projeto arquitetonico pt_BR
dc.title Diretrizes para projetos de parques infantis públicos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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