As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moretti, Méricles Tadeu |
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dc.contributor.author |
Bombassaro, Ana Paula |
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dc.date.accessioned |
2012-10-23T16:24:18Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T16:24:18Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.date.submitted |
2009 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90885 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As reformas educacionais empreendidas nos anos de 1990 buscaram reformulação o campo educacional numa tentativa de garantir a qualidade da educação básica.Um dos alvos dessa reforma, sintetizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96) foi a formação de professores, responsabilizada muitas vezes pelo fracasso do desempenho das escolas públicas do país. Logo após amplo debate que buscou estabelecer as bases comuns para a formação de professores no país, foram promulgados diversos pareceres e resoluções que visavam estabelecer as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação,licenciatura. Obrigados a reformular seus currículos, os cursos de licenciatura das IES debateram as formas de implementar as novas diretrizes e efetivaram-na entre os anos de 2007 e 2009. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar o novo currículo implementado pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, buscando a consonância com as diretrizes promulgados para o curso (Resolução CNE/CP 2/2002,Parecer CNE/CP 28/2001, Parecer CNE/CES 1.302/2001 e Resolução CNE/CES n.3/2003), e as adaptações feitas ao contexto da instituição. Foi analisado o projeto político pedagógico do curso, assim como a nova matriz curricular, buscando ainda uma comparação com o antigo curso que estava em vigor. Percebe-se um respeito á legislação promulgada, a ênfase na identidade docente, o incremento da formação pedagógica e a busca de superar problemas antigos como a retenção em determinadas disciplinas e a avaliação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
61 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
As novas diretrizes curriculares para a formação de professores: a experiência do curso de matemática da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Bombassaro, Ticiane |
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