Análise experimental de pórtico pré-fabricado de concreto para galpão

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Title: Análise experimental de pórtico pré-fabricado de concreto para galpão
Author: Amaral, Marcos Souza
Abstract: Este trabalho de dissertação tem o objetivo de contribuir para a melhor compreensão do funcionamento de um tipo de ligação viga-pilar típica e um modelo de pórtico muito usado nas estruturas pré-fabricadas de concreto para galpões. Para isso foi desenvolvido um trabalho experimental com ensaio em escala real do pórtico e consequentemente sua ligação viga-pilar com chumbadores. Os ensaios contemplaram a aplicação de cargas verticais no pórtico visando simular esforços causados pelo vento e cargas gravitacionais. Para isso instrumentou-se interna e externamente a estrutura e desta forma foram medidos dados que serviram para uma melhor caracterização dos mecanismos de deformabilidade e resistência à flexão da ligação. Esses parâmetros foram determinados também por meio de métodos analíticos propostos para complemento da avaliação do experimento, posterior comparação de resultados e verificação de discrepâncias entre resultados analíticos e experimentais. Adicionalmente ao estudo da ligação, também foram analisados, com auxilio dos dados medidos, o comportamento da estrutura como um todo em serviço e seu modo de ruptura. Assim, pode-se levar em conta a interação entre todas as partes da superestrutura ensaiada. Por fim, a partir dos resultados encontrados foram feitas observações que resultaram em algumas recomendações de cunho teórico-prático para o projeto de estruturas desse tipo e para trabalhos de pesquisa futuros.This Msc. Thesis consists in a study whose objective is to contribute with more knowledge for a better utilization and application of a specific connection used in many precast concrete structures. Some experimental tests were developed, in real scale, of precast concrete frame with steel bolts beam-column connections used in typical structures of sheds constructions. The experimental procedure contemplated a vertical load application on the frame to simulate wind and gravitational loads efforts. The structure was internal and external instrumented and the measured data served to characterize the mechanisms of deformation and resistance of the connection when submitted to a bend moment. These parameters were also determined by analytical methods for experiment evaluation complement, posterior comparison of results and verification of discrepancies. Additionally to the study of the connection, the behavior of the whole structure in service and its way of rupture had been analyzed with support of the measured data, considering, thus, the interaction of all the parts of the structure tested. Finally, from the joined results comments, some theoretic and practical recommendations for project and design of this type of structures and future research works are suggested.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2007
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90806
Date: 2012-10-23


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