Utilização de ensaios não destrutivos no controle tecnológico de execução de pavimentos de concreto tipo Fast Track

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Utilização de ensaios não destrutivos no controle tecnológico de execução de pavimentos de concreto tipo Fast Track

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pinto, Roberto Caldas de Andrade pt_BR
dc.contributor.author Rheinheimer, Vanessa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T14:44:01Z
dc.date.available 2012-10-23T14:44:01Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 241387 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90747
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Pavimentos construídos com a finalidade de uma rápida liberação ao tráfego, chamados de pavimentos de concreto fast track, sanam a necessidade de rapidez na liberação de pavimentos ao tráfego, podendo, quando bem construídos, proporcionar uma maior durabilidade à estrutura. Nestes pavimentos, necessita-se do constante monitoramento das propriedades mecânicas, em especial a resistência à tração na flexão, de forma a se ter segurança no momento da liberação da placa ao tráfego. Métodos não destrutivos, como o método da maturidade e ultra-som, são usualmente empregados para este monitoramento internacionalmente. Este trabalho aprofunda o estudo sobre a utilização de ensaios não destrutivos no monitoramento do ganho de resistência in loco em pavimentos de concreto fast track. Cinco misturas de concreto possivelmente utilizáveis em pavimentos rígidos foram investigadas e uma mistura aplicável a pavimentos de concreto fast track foi escolhida. Curvas de maturidade, seguindo-se o procedimento ASTM C 1074 (1998) para obtenção de valores da Energia de Ativação no concreto foram desenvolvidas a partir de ensaios de resistência à compressão e alternativamente a partir de ensaios de resistência à tração na flexão, propagação de ondas ultra-sônicas e início e fim de pega. Posteriormente, para a mistura escolhida, foi moldada uma placa-teste em tamanho real e submetida a um carregamento estático em seu ponto central, e em um ponto próximo ao bordo. Uma análise numérica foi desenvolvida a fim de localizar os pontos de maiores esforços na placa, bem como o nível de tensões provocado pela aplicação da carga. O desenvolvimento da resistência da placa foi continuamente estimado a partir do método da maturidade e ultra-som. Esperou-se aplicar o carregamento em torno de 24 horas após a concretagem, simulando aplicações fast track, o que se deu antes do esperado. As tensões e as deformações foram monitoradas em pontos específicos, e os valores comparados com os do modelo numérico, de maneira a conhecer comportamento da placa. Os resultados indicaram que todos os traços podem ser usados em aplicações fast track, já que atingiram altas resistências iniciais. O ultra-som não se forneceu resultados satisfatórios, porém foi possível estimar a resistência através do método da maturidade. Na placa de pavimento, os resultados no modelo real foram semelhantes ao modelo teórico, sendo este considerado uma boa aproximação. pt_BR
dc.format.extent 266 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Concreto pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Pavimentos de concreto pt_BR
dc.title Utilização de ensaios não destrutivos no controle tecnológico de execução de pavimentos de concreto tipo Fast Track pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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