A formação de capital social entre os empresários de micro e pequenas empresas: a experiência dos núcleos setoriais do empreender

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A formação de capital social entre os empresários de micro e pequenas empresas: a experiência dos núcleos setoriais do empreender

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Neri dos pt_BR
dc.contributor.author Melim, José Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T14:41:11Z
dc.date.available 2012-10-23T14:41:11Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 240874 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90742
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A contribuição das micro e pequenas empresas na economia tem sido reconhecida nos últimos anos no Brasil e no mundo. Entretanto, fatores como o porte das empresas, a inexperiência dos dirigentes, as adversidades do mercado e o seu isolamento são apontados como responsáveis por altas taxas de mortalidade. A formação de aglomerados de empresas tem reduzido a sua mortalidade. Desde 1991, o programa Empreender, criado pela Fundação Empreender, em parceria com entidades alemãs, e mantido por Associações Comerciais, pelo SEBRAE e pela CACB, vem apoiando com sucesso o desenvolvimento e a perenização das pequenas empresas no país. A sua estratégia consiste em reunir empresas de um mesmo ramo em Núcleos Setoriais, nos quais os empresários discutem os seus problemas comuns e buscam soluções conjuntas, apoiados por um Consultor. As empresas participantes têm obtido bons resultados, como atestam várias pesquisas já efetuadas. O sucesso de um Núcleo Setorial está diretamente ligado à qualidade das relações entre os empresários participantes. Nas últimas décadas, sociólogos, economistas e cientistas políticos vêm estudando a formação de Capital Social entre grupos de pessoas, que se traduz em compromisso mútuo, reciprocidade, confiança, lealdade, busca de resultados para o grupo, entre outros efeitos. Esta pesquisa desenvolveu um instrumental para identificar elementos formadores de Capital Social nas metodologias utilizadas em projetos, voltados para micro e pequenas empresas, e o aplicou nos Núcleos Setoriais do Empreender. Os estudos publicados sobre Capital Social estão voltados ao desenvolvimento social e econômico de comunidades carentes. Esta Tese contribui com um enfoque diferente: a formação de Capital Social entre grupos de empresários de micro e pequenas empresas. pt_BR
dc.format.extent xviii, 300 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Capital social pt_BR
dc.subject.classification Sucesso nos negócios pt_BR
dc.title A formação de capital social entre os empresários de micro e pequenas empresas: a experiência dos núcleos setoriais do empreender pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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