Conheça-te a ti mesmo: uma proposta de desenvolvimento da maestria intrapessoal de líderes

DSpace Repository

A- A A+

Conheça-te a ti mesmo: uma proposta de desenvolvimento da maestria intrapessoal de líderes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Sinzato, Carmen Isabel Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T14:39:14Z
dc.date.available 2012-10-23T14:39:14Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246249 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90739
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O tema desta tese é desenvolvimento da maestria intrapessoal de líderes. Este estudo, investindo em um modo mais simples e natural de liderar organizações, voltou-se para organizações vivas, caórdicas e em aprendizagem, criadas e mantidas por uma liderança espiritual, servidora e consciente, que se manifesta por meio de um ser humano multidimensional, inacabado e livre. O objetivo deste estudo foi criar um método, "Conheça-te a ti mesmo", inspirado na jornada empreendida pelo herói Hércules para a realização de seus doze trabalhos. Encontra-se, em sua base conceitual, a jornada do líder rumo à maestria intrapessoal, por entre as seguintes práticas: autodomínio, autoconhecimento, amorosidade e transcendência; em sua base metodológica, a macro e a microdidática dos encontros vivenciais norteadas pela seguinte tríade referencial: mitologia como fonte, contação de histórias como recurso e aprendizagem vivencial como caminho. A validação desse método deu-se por meio das percepções dos líderes comunitários, das observadoras e da pesquisadora. Numa avaliação geral, durante as entrevistas coletivas, o método foi considerado muito bom, por sua ousadia, inovação e pelos sentimentos positivos vivenciados durante os encontros. A utilização da observação participante, como técnica de levantamento de dados, também trouxe subsídios para a validação e consequentemente para o refinamento do método. As conclusões deste estudo apontam para uma ampliação do conhecimento na área de organização e liderança. O diferencial que o estudo apresenta com a junção dos referenciais - mitologia, contação de histórias e aprendizagem vivencial - contribui para o desenvolvimento pessoal de líderes e, por conseguinte, para o desenvolvimento humanizado das organizações. pt_BR
dc.format.extent 173 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Liderança pt_BR
dc.subject.classification Conversa consigo mesmo pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Mitologia pt_BR
dc.title Conheça-te a ti mesmo: uma proposta de desenvolvimento da maestria intrapessoal de líderes pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Araújo, Marizia Ferreira de pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
246249.pdf 3.955Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar