dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Novaes, Antonio Galvão Naclério |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Leise Kelli de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T14:21:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T14:21:45Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
241124 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90709 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A distribuição urbana de mercadorias ocorre em áreas caracterizadas pela concentração de residências e atividades comerciais, sendo um relevante componente no desenvolvimento da economia. Contudo, os impactos desta distribuição reduzem o bem estar e a atratividade das áreas urbanas. Buscando soluções para estes impactos, surgiu o conceito de city logistics, que indica a redução das deseconomias no contexto urbano, tornando a totalidade do sistema mais eficiente, através de soluções inovadoras para a melhoria da qualidade de vida. A problemática da distribuição urbana tem se agravado com o crescente aumento do comércio eletrônico, que acarreta em entregas com alta dispersão geográfica e baixa densidade de clientes. Para amenizar este problema, sugere-se a implantação de pontos de entrega inteligentes que, localizados estrategicamente, permitiriam um aumento na eficiência da distribuição, com flexibilidade para o cliente retirar sua encomenda. Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma metodologia para analisar a viabilidade de implantação dos pontos de entrega inteligentes no Brasil, analisando a adesão ao serviço e os impactos econômicos e ambientais. Para o desenvolvimento desta metodologia foram utilizadas duas teorias: a difusão da inovação e a dinâmica de sistemas. A primeira permitiu avaliar o tempo de adesão do novo sistema e a segunda, forneceu o ferramental para o desenvolvimento do modelo dinâmico. Desta modelagem, resultou uma ferramenta de planejamento para se avaliarem vantagens e desvantagens da implantação de um novo serviço logístico voltado à solução do problema da última milha na distribuição urbana de pequenas encomendas, considerando os conceitos de city logistics. Esta metodologia foi validada através de uma aplicação para a Região Metropolitana de Florianópolis, em que foi possível observar os ganhos econômicos, por meio da redução da tarifa de distribuição, e os ganhos ambientais, através da redução da deseconomia ambiental causada pela conseqüente diminuição da emissão de poluentes no meio ambiente. Os resultados observados instigam a implantação do serviço proposto, bem como a utilização de alternativas logísticas que contemplem o conceito de city logistics. |
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dc.format.extent |
158 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Distribuicao fisica de bens |
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dc.subject.classification |
Canais de distribuicao |
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dc.subject.classification |
Transporte de mercadorias |
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dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem para avaliar a viabilidade da implantação de um sistema de distribuição de pequenas encomendas dentro dos conceitos de city logistics |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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