Gestão de cursos tecnológicos a distância com aplicação de laboratórios virtuais

DSpace Repository

A- A A+

Gestão de cursos tecnológicos a distância com aplicação de laboratórios virtuais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Mendes, Maurício Alves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T14:18:08Z
dc.date.available 2012-10-23T14:18:08Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246243 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90703
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa, desenvolveu-se e avaliou-se um modelo de gestão de cursos tecnológicos a distância que utilizam Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) junto a ferramentas virtuais de simulação, aplicadas na experimentação prática, visando reduzir a carga horária presencial de experimentos práticos de cursos de graduação nesta modalidade, viabilizando-os nos aspectos financeiros e pedagógicos. No desenvolvimento desta tese, estudantes de disciplinas de um curso de graduação da área tecnológica são submetidos a avaliações de aprendizagem de conceitos tecnológicos e a ensaios experimentais com laboratórios compostos por ferramentas de simulação. Diversas tecnologias de informação e comunicação são aplicadas em conjunto com softwares de simulação, compondo um modelo de gestão de cursos de graduação na modalidade de ensino a distância. A eficácia deste modelo proposto é avaliada por comparação com o modelo presencial, cujos ensaios práticos também são avaliados paralelamente ao modelo virtual. Testes de conhecimento prévios e posteriores a cada experimento são efetuados em grupos de estudantes denominados de controle e experimentais visando à avaliação e ao aprimoramento do modelo proposto. A comparação entre os resultados dos testes aplicados aos grupos comprovou que o modelo apresenta condições plenas de aplicação em cursos tecnológicos. Uma pesquisa exploratória das ferramentas mais adequadas de simulação on-line, off-line e de realidade virtual disponíveis no mercado, antecedeu a pesquisa principal, identificando-se os dispositivos tecnológicos e as TIC mais adequadas para a implementação do modelo de gestão proposto. pt_BR
dc.format.extent 174 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.title Gestão de cursos tecnológicos a distância com aplicação de laboratórios virtuais pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
246243.pdf 3.044Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar