Tackling genre classification: the case of HTML research articles

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tackling genre classification: the case of HTML research articles

Mostrar registro completo

Título: Tackling genre classification: the case of HTML research articles
Autor: Hendges, Graciela Rabuske
Resumo: Pesquisas recentes sobre comunicação científica têm revelado que desde o final dos anos de 1990 o uso de periódicos acadêmicos passou da mídia impressa para o mídia eletrônica (Tenopir, 2002, 2003; Tenopir & King, 2001, 2002) e, conseqüentemente, há previsões de que por volta de 2010 cerca de 80% dos periódicos terão apenas versões online (Harnad, 1998). Todavia, essas pesquisas mostram também que nem todas as disciplinas estão migrando para a Internet com a mesma velocidade. Enquanto que áreas como as Ciências da Informação, Arquivologia, Web design e Medicina têm mostrado interesse e preocupação em entnder e explicar esse fenômeno, em Lingüística Aplicada, particularmente em Análise de Gênero, os estudos ainda são escassos. Neste trabalho, portanto, procuro investigar em que medida o meio eletrônico (Internet) afeta o gênero artigo acadêmico no seu processo de mudança da mídia impressa para a mídia eletrônica. Mais especificamente, examino artigos acadêmicos em HTML nas áreas de Lingüística e Medicina com vistas a verificar se esse hypertexto é um gênero novo ou não. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa deriva da proposta de Askehave e Swales (2001) e de Swales (2004), na qual o critéro predominante para a classificação de um gênero é o propósito comunicativo, o qual só pode ser definido com base em uma análise textual tanto quanto em uma análise contextual. Dessa forma, neste estudo foram coletados e analisados dados textuais e contextuais e os resultados de ambas análises revelam que o artigo acadêmico em HTML é um gênero novo, cujo propósito comunicativo é realizado por hiperlinks e portanto, esse gênero é profundamente dependente da mídia eletrônica.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90448
Data: 2007


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
249271.pdf 3.024Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar