Desenvolvimento de um framework para objetos inteligentes de aprendizagem aderente a um modelo de referência para construção de conteúdos de aprendizagem
Show full item record
Title:
|
Desenvolvimento de um framework para objetos inteligentes de aprendizagem aderente a um modelo de referência para construção de conteúdos de aprendizagem |
Author:
|
Silva, Júlia Marques Carvalho da
|
Abstract:
|
Em sistemas de aprendizagem existem dois aspectos que devem ser considerados: a adaptabilidade, que diz respeito às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos; e a reusabilidade, que visa apoiar a confecção dos cursos. Acredita-se que estas características podem ser alcançadas através da interligação entre Sistemas Multi-agentes e Objetos de Aprendizagem. O resultado consiste na abordagem denominada de Objetos Inteligentes de Aprendizagem, cujo objetivo é promover experiências educacionais mais completas, além de possibilitar uma maior reutilização e adaptabilidade do conteúdo instrucional. Este trabalho propõe um framework para aplicação de objetos inteligentes de aprendizagem construídos sob o modelo SCORM. Para o desenvolvimento deste projeto foi necessária a modelagem do sistema multiagente e, posteriormente, sua implementação utilizando uma plataforma de agentes como suporte. No caso da modelagem, utilizou-se a metodologia MaSE (Multi-agent System Engineering - Engenharia de Sistemas Multi-agentes), que fornece especificações e diagramas para a análise e modelagem. Na implementação, os agentes foram desenvolvidos através da plataforma JADE, enquanto a ontologia para comunicação foi construída na ferramenta Protegé. Para a realização dos testes, foi utilizada a ferramenta eXe Learning devido a sua facilidade de utilização e exportação para o formato SCORM. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90387
|
Date:
|
2007 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar