Um sistema georreferenciado para análise de viabilidade de linhas de transporte rodoviário de passageiros

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Um sistema georreferenciado para análise de viabilidade de linhas de transporte rodoviário de passageiros

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Título: Um sistema georreferenciado para análise de viabilidade de linhas de transporte rodoviário de passageiros
Autor: Pinter, André Demboski
Resumo: Este trabalho oferece uma proposta de utilização de conceitos de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), aliados à utilização de modelos de transporte, com intuito de desenvolver um sistema, em forma de protótipo, para dar suporte à analise de viabilidade de linhas de transporte rodoviário de passageiros. Os SIG propiciam diversas funcionalidades que aumentam a eficiência e a confiabilidade no processo de análise de dados, como a representação de objetos reais através de informação georreferenciada, o suporte para análise espacial de fenômenos e o armazenamento e recuperação de informações através de conceitos de banco de dados. Durante o desenvolvimento, aborda-se a situação da infra-estrutura de transportes do Brasil, elaborando uma contextualização histórica onde se apresenta a situação encontrada atualmente da matriz de transportes no país. Além disso, o foco direciona-se no mercado de linhas de transporte rodoviário de passageiros, apontando dificuldades, tendências e necessidades encontradas no setor. Em seguida, discorre-se sobre a elaboração do protótipo, com a descrição de alguns modelos de transporte estudados, requisitos e necessidades funcionais que devem ser cumpridas, bem como as tecnologias utilizadas e a modelagem conceitual dos dados. Em complemento, são expostos os procedimentos necessários para se realizar a simulação de viabilidade de uma nova ligação rodoviária, através de diálogos seqüenciais onde ocorre a interação com o usuário. Por fim, exemplifica-se a atuação do sistema com a simulação de duas linhas de transporte, detalhando-se os modelos estudados. Com os resultados obtidos, entende-se que a utilização do sistema para analisar a viabilidade de linhas de transporte rodoviário de passageiros alcança respostas de forma eficiente e, apesar de encontradas algumas dificuldades, espera-se difundir uma abordagem que contribua para o desenvolvimento do setor. This paper proposes the usage of Geographic Information Systems (GIS) concepts, in relationship with transportation models, in order to develop a prototype system to support the process of viability analysis of passenger transportation lines by road. The GIS enables a lot of functionalities that improves the efficiency and trust of the data analysis process, such as real object representation by geospatial information, support of phenomenon#s spatial analysis and the storage and retrieval of information using database concepts. Throughout the paper, the situation of the infra-structure of transportation in Brazil is described, from a historical analysis to the actual situation of the transportation matrix in the country. The passenger transportation lines market then becomes the focus of the work, presenting some difficulties, tendencies and needs of the sector. In continuation, the prototype elaboration phase is described, with an explanation of some transportation models, their requisites and functional needs, the technologies involved, as well as conceptual data modelling. In addition, the procedures needed to simulate the viability condition of a new transportation line are showed, through sequential dialogs for user interaction. Finally, the system#s functionality is sampled simulating two transportation lines, detailing the models studied. With the results obtained, it is understood that using the system to examine the viability of passenger transportation lines by road reaches answers efficiently, and in spite of some difficulties encountered, it is hoped to disseminate an approach that contributes to the development of this sector.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90330
Data: 2007


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