Otimização de sistemas de atendimento emergenciais utilizando a teoria das filas e diagrama de voronoi ponderado

DSpace Repository

A- A A+

Otimização de sistemas de atendimento emergenciais utilizando a teoria das filas e diagrama de voronoi ponderado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, João Carlos pt_BR
dc.contributor.author Contri, Rozelaine de Fatima Franzin pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T08:41:19Z
dc.date.available 2012-10-23T08:41:19Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244893 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90329
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata do problema de localização ótima de Estações de Emergência, localizadas no Corpo de Bombeiros, em que é necessário calcular o número de ambulâncias em cada estação, para atender a população de uma determinada região. Esse procedimento é realizado por meio da teoria das filas, devendo-se, para isso, considerar: o tempo médio de deslocamento da ambulância até a ocorrência, o número de chamadas diárias extremas para cada estação e também o tempo de espera na fila. O tempo médio de deslocamento é calculado pela teoria dos valores extremos, em que se considera somente o maior valor observado em cada dia. O tempo de espera, na fila, deve ser atribuído pelos administradores, podendo ser maior ou menor, dependendo, muitas vezes, de recursos financeiros. Neste trabalho, é considerado um tempo de espera, na fila, de um minuto e, para o deslocamento, de quatro minutos, num total de cinco minutos, podendo esse valor ser alterado para outras situações. Pelo diagrama de Voronoi multiplicativo por pesos, é realizada a divisão da área em estudo, nesse caso, a cidade de Curitiba-PR, onde há nove estações de emergência, sendo que cada ponto de estação será considerado como centro gerador de regiões. A otimização das colocações das estações é realizada com os modelos contínuos minmax e minmaxmin por meio do método simplex, em que é otimizado cada ponto de localização da Estação do Corpo de Bombeiros. A abordagem permite calcular, para um determinado conjunto de dados, o número suficiente de ambulâncias sem que haja limitação com relação à quantidade de unidades, o que dispensa o uso de simulação. Sendo assim, a metodologia apresentada é um instrumento que pode ser aplicado para qualquer região, desde que se tenham os dados relativos às ocorrências e os tempos de deslocamento, registrados num período considerado. Os algoritmos e software utilizados demonstraram uma boa performance para os modelos usados, contribuindo para a melhoria do sistema e rapidez no atendimento emergencial. pt_BR
dc.format.extent [160] f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ambulancias pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Localização pt_BR
dc.subject.classification Otimização matemática pt_BR
dc.subject.classification Modelos matematicos pt_BR
dc.subject.classification Voronoi, Diagramas de pt_BR
dc.title Otimização de sistemas de atendimento emergenciais utilizando a teoria das filas e diagrama de voronoi ponderado pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
244893.pdf 1.275Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar