Abstract:
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O estudo analisa um conjunto de instituições que implantaram suas Universidades Corporativas recentemente para atender seus respectivos interesses de crescimento e desenvolvimento. Para tanto, a pesquisa busca atender os seguintes objetivos específicos: a) identificar e analisar os fatores organizacionais, comuns e diferenciados, entre os setores de T&D e as UCs das organizações investigadas;b) Descrever os principais aspectos do pensamento organizacional no que se refere a aprendizagem e educação corporativa ;c) Analisar a trajetória de transformação dos setores de T&D em UCs das respectivas empresas; d) Propor um Quadro Indicativo de Fatores Organizacionais essenciais à criação de uma UC a partir do setor de T&D. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa incluíram a elaboração de uma revisão da literatura sobre as mudanças no mundo do trabalho contemporâneo, com ênfase nas obras cujo enfoque priorizam temas como: formação e qualificação profissional, competências organizacionais, gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento e universidade corporativa. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, delineada como um estudo multi-caso, de características descritiva e interpretativa. O universo da pesquisa envolveu seis empresas de diferentes setores da sociedade, reconhecidamente consolidadas,e suas respectivas UCs. A coleta de dados baseou-se na análise de documentos divulgados pelas empresas,observações diretas da pesquisadora, bem como entrevistas com nove informantes-chave, particularmente, Executivos das UCs pesquisadas:Universidade do Banco do Brasil # UNIBB,Instituto Carrefour,Universidade do Alimento (Kraft Foods do Brasil), Universidade do Hambúrguer (McDonald#s do Brasil), Universidade dos Correios # UNICO e Universidade Datasul (Datasul SA).Com a investigação foi possível levantar as informações qualitativas necessárias para responder às categorias de análise orientadoras da pesquisa, permitindo concluir que as UCs tornam-se, cada vez mais, uma peça essencial para assegurar a o crescimento, o desenvolvimento e a competitividade organizacional,e atuam no sentido de consolidar a cultura e os valores da organização, através do comprometimento de colaboradores qualificados com posturas inovadoras e capacidades de adaptação à mudanças. Assim, foi possível apontar um Quadro Indicativo de Fatores, úteis para a análise da decisão de implantar uma Universidade Corporativa, a partir do setor tradicional de Treinamento e Desenvolvimento.da pesquisa, orientadores orientadoras da estrutura e às diretrizes do sistema de Gestão de Pessoas e do funcionamento da Universidade Corporativa da empresa, fatores determinantes na criação da UC enfocando, principalmente, a evolução da área de T&D para Universidade Corporativa . The study analyzes an entirety of institutions wich have implanted their CUs recently to assist their respective growth interests and development. Thus, the research seeks to attend the following specific goals: a) to identify and to analyze organizational factors, common and differentiated, between the T&D and CUs sectors of the investigated organizations; b) to describe the major aspects of the organizational thought in what refers to corporate education and learning; c) to analyze the trajectory of transformation from T&D to CUs of the respective companies; d) to propose an Indicative Picture of essential Organizational Factors to the creation of a CU starting from a T&D sector. The methodological procedure of this research included the elaboration of a literature revisal on contemporary working world changes, with emphasis to focus on the topics of these workmanships in wich prioritizes: professional formation and qualification, organizational competences, people#s administration, training and development and corporate university. The research has a qualitative approach, delineated as a multi-case study of descriptive and interpretative characteristics. The research as a whole involved six companies of different sectors of the society, recognizably consolidated, and their respective CUs. The collection of data was based upon the analysis of documents published by the companies, by the direct observations of the researcher of this study, as well as interviews with nine key-informers, particularly, researched CUs Executives: University of the Bank of Brazil # UNIBB, Carrefour Institute, Food University (Krafts Food of Brazil), University of the Hamburger (McDonald´s of Brazil), University of Mail Service # UNICO and the University Datasul (Datasul AS). With the investigation it was possible to raise the necessary qualitative information to answer the orientate analysis research categories, permitting to conclude that the CUs becomes, more and more, an essential piece to assure the organizational growth, development and competitiveness, and they act in the sense of consolidating the culture and values of the organization, through qualified collaborators compromised with innovative postures and adaptation capacities to changes. In this manner, it was possible to point an Indicative Picture of Factors, useful for the analysis of the decision to implant a Corporate University, starting from the traditional Training and Development sector. |