Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia

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Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kubo, Olga Mitsue pt_BR
dc.contributor.author Silva, Karen Letícia da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T04:25:45Z
dc.date.available 2012-10-23T04:25:45Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246859 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89946
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Os Programas de pós-graduação têm a função de formar cientistas e professores de nível superior para garantir ao País um potencial de produção de conhecimento, de tecnologia e de aprendizagem compatível com as exigências próprias dessa produção. Por meio da aprendizagem comportamentos científicos, o aluno tem possibilidade de produzir conhecimento em relação a fenômenos, processos e relações. O conhecimento referente à aos comportamentos constituintes do processo de produção científico possibilita planejar e ensino e verificar as aprendizagens decorrentes. Por meio das classes gerais de comportamentos científicos, que compõe o núcleo da formação do cientista, é possível decompor em comportamentos mais simples e serem ensinados de acordo com o objetivo de ensino e do repertório do aluno. A partir do exame dos produtos do comportamento de produzir conhecimento científico, constituídos pelas dissertações de alunos de um programa de pós-graduação em Psicologia, foi possível examinar a classe geral "delimitar problema de pesquisa", utilizando um protocolo de previamente construído para este fim. Os resultados indicam que os autores das dissertações, em sua maioria, não têm claro as funções dos diferentes formatos ao enunciar o problema de pesquisa. Ao desmembrar os problemas de pesquisa é perceptível a alta quantidade de fenômenos nucleares presentes nas perguntas desmembradas, como também, ocorre o contrário, da não explicitação, em alguns problemas de pesquisa, do fenômeno nuclear. Com relação aos fenômenos nucleares, e fenômenos psicológicos presentes nos problemas de pesquisa, é possível perceber que, em 26 dos 31 problemas de pesquisa, os autores expressam os fenômenos psicológicos por meio de substantivos, o que pode acarretar em "coisificação" dos fenômenos. Ao expressá-los por meio de verbos, seria explicitada a natureza processual do fenômeno. Em 30 dos 31 problemas de pesquisa, é possível identificar fenômenos psicológicos como fenômenos nucleares dos problemas de pesquisa. Em relação à definição dos termos presentes nos problemas de pesquisa, a maioria dos autores define alguns dos termos presentes, entretanto, as definições feitas são, em sua maioria, claras, precisas e específicas. Grande parte dos autores utiliza as mesmas expressões ao formular o problema de pesquisa e o título da dissertação. Os autores utilizam grande quantidade de metáforas e reificações nos problemas de pesquisa. É possível perceber, por meio de análise dos dados, que os comportamentos científicos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa", mesmo que haja conhecimento sobre, possivelmente, ainda não são ensinados aos alunos da pós-graduação, o que pode acarretar em uma formação científica defasada ao que os programas de pós-graduação priorizam como formação científica de nível superior. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Estudantes pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Produção cientifica pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Comportamentos que constituem a classe geral delimitar problema de pesquisa no trabalho científico de alunos de pós-graduação em psicologia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Botome, Silvio Paulo pt_BR


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