Modelagem e controle da coordenação do tráfego urbano através de formalismos para sistemas a eventos discretos e híbridos

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Modelagem e controle da coordenação do tráfego urbano através de formalismos para sistemas a eventos discretos e híbridos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cury, Jose Eduardo R pt_BR
dc.contributor.author Garcia, Tatiana Renata pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T03:48:30Z
dc.date.available 2012-10-23T03:48:30Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244799 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89894
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica pt_BR
dc.description.abstract A coordenação semafórica é um problema importante para o funcionamento dos sistemas de tráfego urbano. Nesta tese, examina-se o uso de métodos de modelagem e controle de sistemas a eventos discretos (SED) e sistemas híbridos (SH) para resolver este problema. Primeiramente o problema de coordenação é modelado utilizando autômatos híbridos. O objetivo é a análise do comportamento do sistema através de resultados de simulação e verificação formal de propriedades. Em um segundo momento, os sistemas de tráfego são modelados como sistemas puramente discretos. A álgebra max-plus é utilizada para modelar e controlar vias arteriais. Através da abordagem discreta é possível além de analisar o comportamento do sistema realizar síntese de controle. A síntese é realizada utilizando os conceitos de (A,B)-invariância, e os resultados obtidos são aplicados em um modelo de tráfego para simulação. Os resultados obtidos através da abordagem híbrida e da abordagem discreta demonstram que é possível utilizar os métodos propostos para SEDs e SHs para resolver o problema de coordenação semafórica. Os métodos obtidos podem vir a compor ferramentas para a análise e tomada de decisão para apoiar engenheiros de tráfego pt_BR
dc.format.extent xiv, 148 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Transito urbano pt_BR
dc.subject.classification Controle pt_BR
dc.subject.classification Sistemas a eventos discretos pt_BR
dc.title Modelagem e controle da coordenação do tráfego urbano através de formalismos para sistemas a eventos discretos e híbridos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Kraus Junior, Werner pt_BR


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