A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana: um estudo de caso

Show full item record

Title: A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana: um estudo de caso
Author: Casarin, Vanessa
Abstract: Este trabalho aborda as relações entre o uso excessivo da mídia externa, especialmente a utilizada nas fachadas de edifícios de comércio, e a paisagem urbana, considerando que o uso excessivo desse tipo de anúncios contribui para a poluição visual na paisagem. O recobrimento das fachadas das edificações por anúncios publicitários faz que tudo se pareça, prejudica a legibilidade da paisagem e encobre elementos referenciais da cidade dificultando o processo de orientação do cidadão. A questão é contribuir com aportes teóricos que possam estabelecer formas de melhorar a qualidade visual da paisagem urbana, e aprimorar o conhecimento na área através da integração de conceitos referentes à mídia externa e o ambiente construído para o desenvolvimento, tanto uma de uma legislação eficaz quanto de projetos integrados de comunicação visual e arquitetura, elaborados por equipes multidisciplinares, os quais poderiam amenizar a poluição visual do cenário urbano atual, qualificando o espaço público. Deste modo, o trabalho analisa a relação entre a mídia externa e o ambiente construído, especialmente fachadas de edificações comerciais, a partir do estudo da Rua Do Acampamento em Santa Maria/RS, através da percepção de seus usuários. Buscou-se assim, analisar os elementos que estruturam a identidade da Rua Do Acampamento; os elementos que auxiliam a orientação dos usuários da rua; analisar como os usuários se sentem em relação ao espaço estudado e verificar o espectro de opiniões dos usuários acerca da mídia externa utilizada nas fachadas das edificações e, se esta constitui ou não um elemento gerador de poluição visual no local. Observou-se que os usuários do local percebem o excesso de anúncios como um ponto negativo na Rua Do Acampamento, mas esse não constitui um fator preponderante para os usuários sentirem aversão a rua, pois eles tendem a não perceber os anúncios no cotidiano, como um mecanismo de proteção em ambientes com excesso de estímulo, porém, uma parcela significativa dos entrevistados respondeu não gostar da rua por causa da poluição visual, causada não apenas pelos anúncios mas por diversos outros fatores. Verificou-se a necessidade de planejamento, normatização e fiscalização da atividade comercial principalmente no que tange a mídia externa e o ambiente construído.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89883
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
245564.pdf 8.231Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar