Procedimentos para integrar os conceitos de empreendedorismo no ensino fundamental

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Procedimentos para integrar os conceitos de empreendedorismo no ensino fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Pedro, Andreia Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T03:21:31Z
dc.date.available 2012-10-23T03:21:31Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246583 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89848
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract As competências empreendedoras são importantes para a sociedade, pois elas permitem a inovação e o sucesso do empreendimento, resultando no desenvolvimento social e econômico. Essa constatação somada a preocupação em formar indivíduos pró-ativos, capacitados e com habilidades específicas para o mercado de trabalho, provoca um processo reflexivo, na tentativa de repensar uma forma de como desenvolver tais profissionais. O presente trabalho diz respeito a um estudo sobre o comportamento empreendedor, mais especificamente ao desenvolvimento das competências em alunos do ensino fundamental. A construção teórica é fundamentada a partir do processo de aprendizagem baseado pela pedagogia construtivista, das características comportamentais determinadas por Lezana e Tonelli (1998) e das definições de competências delineadas por Fleury (2002). A fusão de tais constructos permite a elaboração e a execução da pesquisa propriamente dita: elaboração de procedimentos de integração entre os conceitos citados e o projeto político pedagógico visando o desenvolvimento de competências empreendedoras. The enterprising abilities are important to society because they allow the innovation and the success of the enterprise, resulting in social and economic development. This statement added to the concern in form proactive individuals, capable and provided by specific abilities to the labor market lead to a reflective process, trying to rethink the way how to develop these professionals. This piece of work presents a study about enterprising behavior, specifically describing the development of abilities in pupils of basic education. The theoretical construction is based from the learning process based by constructive pedagogy of the mannering characteristics established by Lezana and Tonelli (1998) and of the definitions of delineated abilities by Fleury (2002). The fusing of such topics allows the elaboration and the execution of the research properly said: elaboration of the procedures of integration among the mentioned concepts and the pedagogical politician project aiming the development of enterprising abilities. pt_BR
dc.format.extent 1v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Empreendimentos pt_BR
dc.subject.classification Competencia pt_BR
dc.subject.classification (Autoridade legal) pt_BR
dc.subject.classification Projeto político-pedagógico pt_BR
dc.title Procedimentos para integrar os conceitos de empreendedorismo no ensino fundamental pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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