Simulação e análise do desempenho longitudinal veicular sob condições dinâmicas trativas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Edison da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Eger, André |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T03:06:48Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T03:06:48Z |
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dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
246836 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89823 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho discutem-se os principais aspectos relacionados ao comportamento dinâmico trativo do automóvel. Realiza-se um estudo que diz respeito ao motor, embreagem, caixa de marchas, diferencial, semi-eixos, roda, pneu, suspensão e a carroceria do veículo. Através das excitações advindas do torque motriz é analisado o desempenho longitudinal do veículo. Os modelos consideram apenas a dinâmica longitudinal, não sendo considerados os efeitos de rolamento e guinada durante a arrancada. Inicialmente, apresentam-se alguns aspectos importantes sobre as fontes de vibrações, resistências ao movimento, sistema de transmissão e comportamento trativo dos pneus. Também são apresentados os métodos utilizados para investigar os problemas dinâmicos de multicorpos e os problemas envolvidos na integração numérica das equações de movimento do automóvel. Para avaliar do comportamento dinâmico do veículo foram desenvolvidos três modelos os quais possuem respectivamente 2, 5 e 9 graus de liberdade. Estes modelos buscam simplificar o veículo sob o ponto de vista da dinâmica longitudinal onde os mesmos apresentam o comportamento do desempenho com relação ao deslocamento, velocidade e aceleração alcançados. Finalmente, faz-se um confronto dos resultados dos modelos obtidos através da comparação entre simulações no MATLAB® e AMESim®, onde são discutidos os aspectos mais importantes e relevantes dos testes realizados. São apresentadas as principais conclusões sobre os modelos desenvolvidos bem como propostas para melhoramento e sugestões para trabalhos futuros. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Automoveis - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Dinamica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Automoveis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos matematicos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Simulação (Computadores) |
pt_BR |
dc.title |
Simulação e análise do desempenho longitudinal veicular sob condições dinâmicas trativas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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