Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Back, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Carvalho, Marco Aurélio de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T02:49:49Z
dc.date.available 2012-10-23T02:49:49Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 248368 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89798
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente tese refere-se ao tema da inovação em produtos e, dentro deste, à ideação de novos produtos. Inicialmente, o pano de fundo é estendido: o dilema fundamental do empreendedor, que sabe que precisa inovar para auferir melhores resultados, mas, que tem aversão ao risco, é colocado. É demonstrado que este problema tem uma de suas raízes na má ideação de novos produtos. Em seguida, é delimitada a pesquisa, sendo estabelecido como objetivo desenvolver uma metodologia eficaz para a ideação, a qual fomente a produção de idéias verdadeiramente originais e, além disso, guie-se pelo critério da maximização do valor, de forma a que os resultados não descolem-se dos interesses mercadológicos. É apresentada, então, a fundamentação teórica do trabalho, na qual as fontes e os mecanismos de geração de idéias de novos produtos são descritos e discutidos. É dada atenção especial à metodologia TRIZ por, segundo a experiência do autor, ter o maior potencial para alcançar o lado do fomento à criatividade estabelecido como objetivo. A seguir, é fundamentada, formalizada e avaliada a metodologia proposta para a ideação de novos produtos, IDEATRIZ. Finalmente, o texto é encerrado com a conclusão de que a metodologia proposta atende ao objetivo definido, ou seja, é eficaz em combinar criatividade com a busca pela maximização do valor. Também são feitas recomendações para futuras pesquisas. This thesis is concerned with product innovation, and, more specifically, new product ideation. First, the entrepreneur´s dilemma is defined: entrepreneurs know they need to innovate in products, but they are also responsible for risk minimization. Both author´s experience and literature indicate that part of product innovation´s problems have roots in poor new product ideation. The research objective is then defined as developing an effective new product ideation methodology. Such methodology should be able to foster truly original ideas as well as be guided by value maximization. Secondly, the thesis theoretical background is presented. Idea sources and idea generation mechanisms are studied and analysed. Special attention is given to TRIZ methodology, because, in author´s experience, has the greatest potential for fostering original ideas. Then, a new product ideation methodology - IDEATRIZ - is presented and evaluated. Finally, conclusions are drawn: IDEATRIZ is an effective new product ideation methodology, since is effective in linking creativity and value maximization. Directions for future research are also pointed out. pt_BR
dc.format.extent xxii, 232 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Produtos novos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.title Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ogliari, Andre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
248368.pdf 4.922Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar