Avaliação da aquisição de habilidades cognitivas em um curso superior tecnológico, na modalidade a distância, utilizando jogo de empresas

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da aquisição de habilidades cognitivas em um curso superior tecnológico, na modalidade a distância, utilizando jogo de empresas

Show full item record

Title: Avaliação da aquisição de habilidades cognitivas em um curso superior tecnológico, na modalidade a distância, utilizando jogo de empresas
Author: Gaio, Benhur Etelberto
Abstract: A partir da implantação dos Cursos Superiores Tecnológicos - CST, na modalidade a distância, pela Faculdade Tecnológica Internacional - FTI de Curitiba - PR, surgiu a necessidade de novas metodologias avaliativas pela complexidade resultante das variáveis envolvidas. Observou-se que, nesse novo contexto, os modelos tradicionais de avaliação não atendiam as necessidades da instituição de ensino superior. Também não havia a realimentação dos resultados para as análises e re-orientações curriculares, além das ações correlatas à formação superior do tecnólogo. Esta pesquisa descreve o desenvolvimento e a implementação de um sistema tecnológico de avaliação da aquisição de habilidades cognitivas dos alunos de um CST, na modalidade a distância. Foi proposto e implantado também um mecanismo que efetiva, em tempo real, o feedback dos resultados obtidos a todos os envolvidos. Para a consecução dos objetivos propostos foi utilizado, de forma contínua, um jogo de empresas como instrumento catalisador em um CST na modalidade a distância. O referido sistema foi implantado em julho de 2007 para 10.286 alunos do CST Gestão Empreendedora de Negócios, modalidade a distância, da FTI. Based on implementation of Technological Junior College Level Courses (CST), in distant learning, by the Faculdade Tecnológica Internacional - FTI de Curitiba - PR, a need for new assessment methodologies arouse, especially because of the resulting complexity of the involved variables. It was observed that, in this new context, traditional assessment did not serve the need of institution. Feedback based on the results for new analysis and curricular reorientation was also absent, besides there was no correlate action for the student (technician level) formation. This research describes the development and the implementation of an assessment technological system for the students acquisition of cognitive abilities in a CST, distant learning. A mechanism that provides feedback on real time based on the results to everybody involved was proposed and implemented. In order to achieve the proposed objectives, a business game was continuously used as a catalyst in a CST distant learning. This system was implemented in July 2007 for 10286 students of the CST (Business Management), distant learning, in FTI.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89724
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
247335.pdf 789.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar