O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Crepaldi, Maria Aparecida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Andrada, Edla Grisard Caldeira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T01:07:49Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T01:07:49Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
245535 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89653 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando-se como essencial a relação entre interações pais-criança, desenvolvimento e aprendizagem, o Treinamento de Suporte Parental foi criado para avaliar o impacto de um programa para pais e mães sobre o desempenho escolar e também sobre o suporte parental, nas famílias de crianças na primeira série. Participaram da pesquisa 40 famílias da região do Alto Vale do Itajaí, SC. Além de testar o treinamento, foram também objetivos da pesquisa identificar fatores no ambiente familiar que promovem ou dificultam a prontidão escolar e avaliar as correlações entre prontidão escolar e desempenho escolar na primeira série. Verificou-se que a escolaridade do pai, a estimulação através de brinquedos, as atividades engajadas cognitivas entre pais e filhos somados a um ambiente promotor do social são fatores que promovem a prontidão escolar. Expectativas negativas sobre a escolarização e expectativas que não se referem à aprendizagem foram consideradas como fatores que dificultam a prontidão escolar. O grupo de Treinamento de Suporte Parental apresentou ao final da pesquisa médias superiores de desempenho escolar e suporte parental em relação às médias do grupo de controle. Esse resultado foi avaliado com procedimentos estatísticos, sendo o programa de treinamento considerado como exercendo um efeito de moderado à grande sobre o grupo experimental. Além disso, o Treinamento de Suporte Parental promoveu atributos da criança e o teste utilizado para avaliar a prontidão escolar foi considerado um excelente preditor do desempenho escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
155 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho nas criancas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rendimento escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Bigras, Marc |
pt_BR |
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