O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série

DSpace Repository

A- A A+

O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Crepaldi, Maria Aparecida pt_BR
dc.contributor.author Andrada, Edla Grisard Caldeira de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T01:07:49Z
dc.date.available 2012-10-23T01:07:49Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 245535 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89653
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. pt_BR
dc.description.abstract Considerando-se como essencial a relação entre interações pais-criança, desenvolvimento e aprendizagem, o Treinamento de Suporte Parental foi criado para avaliar o impacto de um programa para pais e mães sobre o desempenho escolar e também sobre o suporte parental, nas famílias de crianças na primeira série. Participaram da pesquisa 40 famílias da região do Alto Vale do Itajaí, SC. Além de testar o treinamento, foram também objetivos da pesquisa identificar fatores no ambiente familiar que promovem ou dificultam a prontidão escolar e avaliar as correlações entre prontidão escolar e desempenho escolar na primeira série. Verificou-se que a escolaridade do pai, a estimulação através de brinquedos, as atividades engajadas cognitivas entre pais e filhos somados a um ambiente promotor do social são fatores que promovem a prontidão escolar. Expectativas negativas sobre a escolarização e expectativas que não se referem à aprendizagem foram consideradas como fatores que dificultam a prontidão escolar. O grupo de Treinamento de Suporte Parental apresentou ao final da pesquisa médias superiores de desempenho escolar e suporte parental em relação às médias do grupo de controle. Esse resultado foi avaliado com procedimentos estatísticos, sendo o programa de treinamento considerado como exercendo um efeito de moderado à grande sobre o grupo experimental. Além disso, o Treinamento de Suporte Parental promoveu atributos da criança e o teste utilizado para avaliar a prontidão escolar foi considerado um excelente preditor do desempenho escolar. pt_BR
dc.format.extent 155 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Desempenho nas criancas pt_BR
dc.subject.classification Rendimento escolar pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title O Treinamento de Suporte Parental (TSP) como fator de promoção do suporte parental e do desempenho escolar de crianças na primeira série pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bigras, Marc pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
245535.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar