Descrição das relações professor-aluno no processo de ensino inclusivo de educação física

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Descrição das relações professor-aluno no processo de ensino inclusivo de educação física

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Medeiros, José Gonçalves pt_BR
dc.contributor.author Costa, Sibele Holsbach pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T00:50:00Z
dc.date.available 2012-10-23T00:50:00Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 241182 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89639
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Fiolosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia pt_BR
dc.description.abstract Existem divergências sobre os objetivos de ensino da disciplina de Educação Física nas escolas regulares, e cada professor deve ser capaz de identificar o que é necessário ensinar para seus alunos, considerando seus diferentes tipos e graus de habilidades (intelectuais, sociais e motoras), apresentados na vida escolar, como um ponto de partida. Foram investigadas, neste trabalho, as características das relações professor-aluno especial, cujo foco de análise foi o comportamento dos professores a respeito da inclusão de pessoas com diagnóstico de algum tipo de deficiência em classes de ensino regular de Educação Física. Utilizou-se um procedimento de observação direta da interação professora-aluno, bem como da observação indireta (por meio de entrevistas) para ampliar a visibilidade do fenômeno observado, cujo registro ocorreu em fitas de vídeo. Posteriormente, a informação filmada foi transcrita e agrupada por observadores independentes, em classes comportamentais mutuamente excludentes. Foram construídas classes comportamentais para professores e alunos. O comportamento dos professores foi registrado em classes de eventos antecedentes e ou conseqüentes às ações dos alunos. Os dados mostram que: a) os alunos do grupo de inclusão necessitavam mais de controles explícitos para trabalharem academicamente do que os alunos do grupo de referência; b) não houve correspondência direta entre instruções e conseqüências, tendo ocorrido, para ambos os grupos, um grande número de respostas (95,81 por cento para o grupo de inclusão e 97,54 por cento para o grupo de referência) sem qualquer tipo de conseqüência observada. Pode-se deduzir, a partir dos resultados, que o ensino caracterizou-se muito mais como informativo e com prática de ações predominantemente individualistas do que formador de repertórios de conhecimentos que propiciem atitudes solidárias, voltadas ao interesse coletivo. Um planejamento de ensino que tivesse como foco preparar as crianças para viverem em sociedade lidando com questões coletivas complexas, deveria incluir em sua programação mais conhecimento e ações diretas sobre os processos comportamentais que ocorrem durante as aulas de Educação Física. pt_BR
dc.format.extent 89 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Inclusão social pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Descrição das relações professor-aluno no processo de ensino inclusivo de educação física pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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