Critérios de avaliação institucional para pólos de educação a distância

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Critérios de avaliação institucional para pólos de educação a distância

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Title: Critérios de avaliação institucional para pólos de educação a distância
Author: Spanhol, Fernando José
Abstract: A avaliação Institucional de pólos para a educação a distância é uma tarefa complexa, uma vez que os instrumentos de avaliação estão sendo construídos no processo de desenvolvimento da modalidade. Este trabalho teve por objetivo estabelecer critérios de avaliação para a implantação e acompanhamento dos pólos de educação a distância. O universo da pesquisa consiste na análise de projetos de implantação, e dos instrumentos utilizados pelo INEP/MEC, SESu/MEC e SEED/UAB/MEC, bem como bibliografia específica sobre esta modalidade e arcabouço jurídico que regulamenta a avaliação e a institucionalização da EaD no Brasil. Os resultados apontam para a definição de nove critérios de referência, validados em diferentes pólos do país. As respostas encontradas demonstram as lacunas existentes nos formulários, confirmando os questionamentos que deram origem ao presente estudo. Além de responder aos objetivos, a atividade aqui colocada abriu caminho para novas pesquisas visando monitorar a expansão das Unidades Operativas que prescindem de uma adequação no instrumental de avaliação institucional existente. The institutional evaluation of Distance Education (DE) Centres in Brazil is a complex task, especially taking into account that the evaluation instruments are being formulated at the same time the centres are being developed. The objective of this work, thus, is to establish evaluation criteria for the monitoring and implementation of Brazilian regional Distance Education Centres. This study includes the analysis of implementation projects of regional DE centres, and the analysis of evaluation instruments used by the Brazilian government departments INEP/MEC, SESu/MEC and SEED/UAB/MEC. The research is anchored in a bibliographical review of DE and the legal framework established for the evaluation and institutional development of DE in Brazil. The findings indicate the use of nine highly relevant criteria, validated in Distance Education Centres throughout Brazil. The findings also revealed evidence of gaps in implementation projects, confirming the questions which originally gave rise to this study. Besides meeting the stated objectives, this work opens the way for new research aiming to monitor the expansion of regional DE centres, without these having to deal with inadequate institutional evaluation instruments.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89565
Date: 2007


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