Causas que condicionam a mortalidade e/ou o sucesso das micro e pequenas empresas no estado de Santa Catarina
Show full item record
Title:
|
Causas que condicionam a mortalidade e/ou o sucesso das micro e pequenas empresas no estado de Santa Catarina |
Author:
|
Ortigara, Anacleto Ângelo
|
Abstract:
|
O estudo das causas que condicionam ao sucesso e/ou fracasso das Micro e Pequenas Empresas no Estado de Santa Catarina, foi motivado pela participação destas empresas na economia, nas conseqüências dos seus fechamentos e na importância do fortalecimento do segmento. O tema foi contextualizado a partir dos estudos já realizados que mostraram lacunas que poderiam ser preenchidas com maior profundidade e cientificidade. O problema de pesquisa: "quais as causas de mortalidade e/ou sucesso das Micro e Pequenas Empresas no Estado de Santa Catarina?" foi identificado por meio de dois instrumentos de coleta de dados, junto a uma amostra de empresas que se registraram na Junta comercial do Estado nos anos de 2000 a 2004. Os instrumentos foram construídos a partir da análise da pesquisa bibliográfica e da realização de um workshop com profissionais e pesquisadores de MPEs. O primeiro instrumento permitiu inferir que os sintomas mais relevantes responsáveis pela mortalidade das MPEs, foram: carga tributário elevada, falta de capital de giro e inadimplência dos clientes. Já os sintomas mais relevantes de sucesso apontados foram: bom conhecimento do mercado, boa estratégia de vendas, empresário com persistência e perseverança, além do aproveitamento das oportunidades do negócio. O segundo instrumento identificou as causas que podem conduzir tanto ao sucesso como ao fracasso das empresas sob duas perspectivas: fatores relevantes na história do empreendimento (real), cujas maiores médias foram atribuídas para o conhecimento do produto/mercado, foco no negócio, identificação de oportunidades, organização e adequação dos produtos; e fatores que o empreendedor acredita serem os mais importantes para o sucesso (ideal), cujas maiores médias foram atribuídas para a organização, o relacionamento entre os sócios, o conhecimento do mercado, o foco no negócio e a identificação de oportunidades. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89556
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar