Professores de cursos pré-vestibulares e a escolha profissional de seus alunos: um estudo na cidade de Maringá-PR

DSpace Repository

A- A A+

Professores de cursos pré-vestibulares e a escolha profissional de seus alunos: um estudo na cidade de Maringá-PR

Show full item record

Title: Professores de cursos pré-vestibulares e a escolha profissional de seus alunos: um estudo na cidade de Maringá-PR
Author: Freitas, Patrícia Maria de Lima
Abstract: O objetivo do presente estudo é investigar a compreensão e participação dos professores de cursos pré-vestibulares sobre a escolha profissional de seus (suas) alunos(as), bem como identificar os fatores determinantes na escolha do aluno na concepção do professor; averiguar a compreensão dos professores em relação à escolha profissional do aluno; verificar a participação dos cursos pré-vestibulares no processo de escolha profissional do aluno e compreender o lugar que o professor ocupa nessa escolha. A relevância da pesquisa retrata a possibilidade de estudar a participação dos professores na escolha profissional de seus alunos, tendo em vista que estes poderão auxiliá-los em seu processo. Atualmente, os professores de ensino médio e cursinhos apresentam uma preocupação maior em cumprir o conteúdo escolar, aspecto que dificulta a criação de um espaço de discussões com os alunos. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa cinco professores e uma professora de cursinho da cidade de Maringá e região Noroeste do Paraná, com experiência profissional entre sete e dezesseis anos na área de docência. Os dados foram coletados por intermédio de uma entrevista semidirigida realizada com os professores. De posse desses dados, foram estabelecidas as categorias e subcategorias de análise: histórico pessoal e profissional, a compreensão sobre a escolha profissional do aluno e a função dos cursinhos na escolha do aluno na concepção dos professores. Os resultados obtidos revelam que os professores, ao falarem de si e de sua escolha, "se dão conta" de suas influências, conseguindo compreender a escolha do outro, isto é, de seu aluno. De acordo com a análise dos dados, a informação profissional é restrita aos alunos que buscam orientação junto aos professores nos corredores do cursinho, embora muitas vezes os professores não percebam, esta informação é associada ao conteúdo programático desenvolvido durante as aulas. Os professores relacionam a dificuldade de compreensão do processo de escolha profissional de seu aluno com a falta de contato interpessoal. Segundo eles, o aluno de cursinho não tem uma escolha propriamente dita por desconhecer os fatores determinantes que influenciam na escolha e por apresentar uma preocupação apenas com a formação, como tentativa de suprir as necessidades emergentes do mundo do trabalho. Durante a pesquisa, percebeu-se o engajamento dos professores, embora não haja consciência por parte deles e/ou associação de sua preocupação com a prática de Orientação Profissional. A presente pesquisa demonstrou que os cursinhos não participam e não se responsabilizam pela escolha profissional do aluno na concepção dos professores. Com base nestes resultados, tem-se como proposta propiciar a participação dos professores no processo de escolha profissional de seus alunos e fornecer subsídios teóricos e práticos para um futuro trabalho de orientação profissional nos cursinhos.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89533
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
235241.pdf 393.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar