Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporânea
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Almeida, Tereza Virginia de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Konzen, Paulo Cezar |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T22:09:49Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T22:09:49Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
237028 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89507 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os textos reunidos neste estudo traduzem o esforço em compreender de que maneiras a cultura da mídia marca presença nos processos contemporâneos de socialização. A primeira parte da tese é formada por ensaios destinados a ordenar algumas questões consideradas relevantes para delimitar o campo de pesquisa. A segunda parte é constituída por discussões de natureza mais empírica, a partir das quais pretende-se observar as relações específicas entre escrita literária e cultura da mídia. Para tanto, foram eleitas duas obras consideradas amostras significativas deste diálogo: O anônimo célebre, de Ignácio de Loyola Brandão; e Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Estas obras são importantes para a pesquisa porque adotam em sua construção temática e formal alguns elementos fundamentais relacionados ao cinema, à televisão e à internet, como é o caso da simultaneidade, do multiperspectivismo e da descontinuidade narrativa. O que se busca evidenciar é que tais elementos constituem o que se pode denominar como rede discursiva do século XXI, na qual prevalecem a velocidade, a conectividade e a multilinearidade, definidas como materialidades da linguagem eletrônica simuladas tanto pelo controle remoto da televisão, do videocassete e do DVD como pelo mouse do computador. A partir do trabalho complexo de montagem do que pode ser denominado como "narrativa hipertextual", Luiz Ruffato e Ignácio de Loyola Brandão se credenciam como representantes de diferentes gerações de escritores que procuraram estabelecer as conexões entre a cultura do livro e a cultura da mídia, compreendidas como etapas da comunicação humana que em suas obras interagem para compor leituras significativas da sociedade brasileira deste início de novo século. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Socialização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Narrativa (Retórica) |
pt_BR |
dc.title |
Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporânea |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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