Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporânea

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Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporânea

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Almeida, Tereza Virginia de pt_BR
dc.contributor.author Konzen, Paulo Cezar pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T22:09:49Z
dc.date.available 2012-10-22T22:09:49Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 237028 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89507
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract Os textos reunidos neste estudo traduzem o esforço em compreender de que maneiras a cultura da mídia marca presença nos processos contemporâneos de socialização. A primeira parte da tese é formada por ensaios destinados a ordenar algumas questões consideradas relevantes para delimitar o campo de pesquisa. A segunda parte é constituída por discussões de natureza mais empírica, a partir das quais pretende-se observar as relações específicas entre escrita literária e cultura da mídia. Para tanto, foram eleitas duas obras consideradas amostras significativas deste diálogo: O anônimo célebre, de Ignácio de Loyola Brandão; e Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Estas obras são importantes para a pesquisa porque adotam em sua construção temática e formal alguns elementos fundamentais relacionados ao cinema, à televisão e à internet, como é o caso da simultaneidade, do multiperspectivismo e da descontinuidade narrativa. O que se busca evidenciar é que tais elementos constituem o que se pode denominar como rede discursiva do século XXI, na qual prevalecem a velocidade, a conectividade e a multilinearidade, definidas como materialidades da linguagem eletrônica simuladas tanto pelo controle remoto da televisão, do videocassete e do DVD como pelo mouse do computador. A partir do trabalho complexo de montagem do que pode ser denominado como "narrativa hipertextual", Luiz Ruffato e Ignácio de Loyola Brandão se credenciam como representantes de diferentes gerações de escritores que procuraram estabelecer as conexões entre a cultura do livro e a cultura da mídia, compreendidas como etapas da comunicação humana que em suas obras interagem para compor leituras significativas da sociedade brasileira deste início de novo século. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Socialização pt_BR
dc.subject.classification Narrativa (Retórica) pt_BR
dc.title Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporânea pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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