dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Taboada Rodriguez, Carlos Manuel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Côrtes, Alexandre de Freitas |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T20:53:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T20:53:00Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
236506 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89432 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa trata da elaboração de um sistema de indicadores de desempenho logístico, composto de indicadores que possam ser medidos e quantificados de maneira clara e objetiva, e da sua aplicação no centro de distribuição de uma empresa do setor supermercadista, utilizando como meio de análise os processos logísticos fundamentais que compõem a sua operação - recebimento, armazenagem, movimentação, expedição, estoques e transporte - e os elementos que contribuem para a obtenção de vantagem competitiva - custo, produtividade, qualidade e tempo. Na busca pelo aumento da eficiência operacional, a concentração das operações por centros de distribuição de produtos de alto giro, como os de supermercados, é uma nova realidade nacional e mundial. A logística garante ganhos de escala e economia nos custos do frete do fornecedor, que entrega a mercadoria em um único local, além de viabilizar de forma competitiva o seu fluxo até os seus diversos grau de capilaridade. Apesar dos expressivos investimentos que as empresas vêm fazendo para capacitar sua área logística e para enfrentar os desafios competitivos, a destinação de muitos recursos para o desenvolvimento de atividades logísticas não significa, necessariamente, a obtenção de vantagens competitivas; estas são alcançadas quando o uso dos recursos disponíveis possibilita às empresas oferecer serviços superiores aos seus clientes. Nesse contexto, um sistema de indicadores de desempenho adequado ao centro de distribuição torna-se ferramenta essencial ao processo de gestão desse centro, sendo a única forma de verificar se as operações logísticas estão atingindo as metas de serviços desejadas. Considera-se que os objetivos da aplicação do sistema de indicadores aqui proposto foram atingidos, tendo sido obtidos resultados positivos com tal aplicação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
136 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica empresarial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Distribuição de mercadorias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
pt_BR |
dc.title |
Sistema de indicadores de desempenho logístico de um centro de distribuição do setor supermercadista |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |